Conecte-se conosco

Saúde

Qual é a melhor água para beber: com gás ou natural?

Publicado

em

Muita gente gosta de água com gás e prefere substituir os sucos e refrigerantes por ela durante as refeições. Será que essa alternativa refrescante pode fazer mal para a saúde? Hoje, vamos falar justamente sobre isso. Confira.

De acordo com especialistas, a única diferenciação entre a água gaseificada e a água natural é que, na primeira opção, temos a presença de gás carbônico. Algumas marcas também adicionam sabores artificiais, como limão ou laranja.

A água com gás pode ser prejudicial para o organismo?

Os médicos afirmam que pessoas que possuem problemas estomacais precisam ficar atentas quanto ao consumo exagerado de água com gás. O processo de gaseificação do item gera ácido carbônico, o que deixa a mistura bem mais ácida, podendo causar uma sensação de tremendo mal-estar.

Além disso, quadros de gases, estufamento da barriga e demais problemas gástricos podem ser sentidos. Por isso, a moderação é a palavra-chave. No geral, os nutricionistas concordam que a versão com gás hidrata tanto quanto a água comum, porém a natural possui o benefício do flúor, que auxilia na prevenção de cáries.

“Se você usar a água fluoretada para escovar os dentes, cozinhar e também parcialmente para sua hidratação, não há problemas em incluir água com gás em sua dieta”, diz Anne Linge, nutricionista do University of Washington Medical Center, em Seattle, nos EUA.

Mas é importante também lembrar que líquidos gaseificados podem alterar o pH normal da boca. Isso ocorre porque a água borbulhante tem dióxido de carbono, que se torna gás carbônico ao ser misturado à saliva, diminuindo, assim, o índice do pH da nossa flora bucal, podendo causar erosão dentária.

Por fim, para quem não quer parar de degustar a bebida, existe a opção de trocar o produto convencional por uma opção de água carbonatada sem açúcar. Essa, por sua vez, tem uma ação menos erosiva e pode substituir sucos e refrigerantes, segundo dados de um estudo publicado em 2016 noJournal of the American Dental Association”.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS