Tecnologia
Veja se alguém usou seu CPF para registrar linhas pré-pagas
É sempre bom ter certo cuidado com dados pessoais, principalmente com os números de documentos, como o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Propiciar ou facilitar o acesso a esse tipo de informação pode gerar transtornos futuros.
Desde janeiro de 2020, por exemplo, as operadoras de telefonia no Brasil se uniram e criaram a plataforma “Cadastro Pré”. Ela foi feita para que as pessoas possam consultar e saber se o número de CPF está sendo utilizado por terceiros para cadastrar linhas pré-pagas.
Isso mesmo, o seu número de documento pode estar servindo para que desconhecidos registrem números telefônicos, independentemente da localidade. Já imaginou isso?
Consulta simples e rápida
Diante da facilidade e recorrência de tentativas de golpe no Brasil, é sempre bom estar atento ao possível uso indevido dos seus dados pessoais. No caso do CPF e do registro de linhas pré-pagas, a plataforma “Cadastro Pré” deixou tudo mais fácil.
A consulta é simples, rápida e gratuita. Vale destacar aqui que ela se refere, somente, ao telefones pré-pagos. Os resultados da pesquisa não envolvem outros planos, como Controle ou Pós-Pago. Veja como é fácil.
Como descobrir os cadastros indevidos no seu CPF
O primeiro passo é acessar o site da plataforma (cadastropre.com.br). Esse acesso pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo celular.
Feito isso, desça um pouco a página e você perceberá o campo de pesquisa específico para esse caso. Basta digitar o CPF no local indicado e clicar, em seguida, no botão “Consultar”. Se houver algum cadastro indevido, as linhas cadastradas serão informadas.
Detalhe importante
Por questões de privacidade e proteção de dados, a plataforma não detalha exatamente o número de cada chip ou quantas linhas estão associadas ao CPF. Ela informa somente quais operadoras e em quais estados tem um pré-pago ativo com o documento do usuário.
Nesse caso, assim que confirmada a existência de algum cadastro indevido, o passo seguinte é entrar em contato com a operadora específica e solicitar o cancelamento.
Na lista abaixo, estão os números da central de atendimento das principais empresas de telefonia do Brasil:
- Claro: 1052
- Tim: 1056
- Vivo: 1058
- Oi: 1057
- Algar: 10312
- Sercomtel: 1051

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