Curiosidades
Bolsas 'Fake'? Aprenda a reconhecer e diga adeus aos golpes!
Você já se perguntou como saber se uma bolsa de luxo é verdadeira ou falsificada? Muitas pessoas desejam ter uma peça de grife, mas nem sempre podem pagar o preço alto que elas custam, normalmente encontradas a partir de impressionantes quatro dígitos em uma única peça.
Por esse motivo, o mercado de réplicas é bastante lucrativo e tentador, mas também pode trazer problemas legais e morais. Tanto é que até mesmo no cinema essa situação já foi representada, no filme “House of Gucci“, que, em uma cena, fala sobre cópias fidedignas de uma bolsa e como isso poderia enfraquecer o valor das originais.
Além disso, em certas ocasiões, é possível que essa prática de comércio esteja associada diretamente ao crime organizado. Como se não bastasse, em alguns casos isso pode se enquadrar como crime, conforme previsto no Artigo 189 da Lei n.º 9.279, onde se lê:
“Comete crime contra registro de marca quem:I – reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão; ouII – altera marca registrada de outrem já aposta em produto colocado no mercado.”
Como identificar as bolsas de luxo falsas
O grupo The Fake Birkin Slayer vai atrás de expor no Instagram alguns desses casos de bolsas de luxo falsificadas, visando atrapalhar o funcionamento dos crimes. Inclusive, o Gshow entrevistou membros do grupo e a fundadora de uma empresa de aluguel dos itens luxuosos, Isabel Braga, que deram algumas dicas para identificar a armação.
- Confira a procedência dos itens e desconfie de preços muito baixos;
- Preste atenção aos detalhes e acabamento;
- Exija sempre a nota fiscal do que está comprando;
- Acesse o site oficial da marca e compare com o modelo que está comprando.
Além disso, também, é preciso estar atento ao que é inspirado, falsificado ou duplicado. Esses dois últimos simplesmente são produtos não originais, então, o melhor é evitá-los a todo custo. Já os inspirados são muito presentes na moda e completamente legais.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp