Conecte-se conosco

Tecnologia

Google lança função para ler QR Code à distância

Publicado

em

Os QR Codes já existem há algum tempo, mas desde a pandemia da Covid-19 eles passaram a ter uma função ainda maior e ganharam um espaço cativo, principalmente em bares e restaurantes, pois servem de acesso ao menu ou cardápio do local.

Muitos podem até odiar essa tecnologia e preferirem a velha fórmula do cardápio de papel, mas, ao que tudo indica, ela veio para ficar. Tanto, que o Google decidiu aprimorar a função e criou uma nova forma de leitura de QR Codes à distância para celulares Android.

A gigante de tecnologia atualizou a API da função e, a partir de agora, possibilita que telefones com o sistema Android detectem e leiam QR Codes mesmo quando eles estão longe ou são de difícil acesso.

Praticidade via aprendizado de máquina

A nova função deve garantir uma praticidade maior para os usuários. Hoje, os QR Codes estão espalhados em diversos lugares e, nem sempre, conseguimos nos aproximar para fazer a leitura e checar do que se trata.

A API aprimorada pelo Google utiliza aprendizado de máquina no próprio dispositivo para conseguir interpretar o código; com isso, todo o processamento dos dados é feito localmente, sem necessidade de envio para a nuvem.

Um diferencial também é que a API garante uma maior privacidade ao usuário. Ela é capaz de executar toda a função sem compartilhar informações sensíveis da pessoa ou do dispositivo.

Zoom automático

Outra característica importante da nova função é que ela consegue fazer zoom de maneira automática para detectar e ler QR Codes. A solução veio para facilitar e se adequar ao cenário atual, dominado pelos códigos.

Ainda persistem algumas dúvidas quanto ao funcionamento da API, especialmente sobre a compatibilidade dela com dispositivos menos avançados e sobre a disponibilidade em aparelhos que não integram a linha Pixel do Google.

A companhia ainda não se pronunciou sobre esses detalhes, mas deve esclarecer em breve. Até porque, a leitura de QR Codes não atinge somente usuários de um tipo específico de celulares Android. Ela é uma realidade que atinge a todos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS