Conecte-se conosco

Saúde

Glúten: o que ele faz com o seu cérebro?

Publicado

em

O glúten é uma proteína complexa encontrada naturalmente em cereais como trigo, centeio e cevada, e é responsável por conferir elasticidade e consistência às massas de pães, bolos, massas e outros produtos assados. É composto por duas principais frações proteicas: a gliadina e a glutenina.

Apesar de que estudos já estivessem apontando os efeitos negativos do glúten no trato digestivo e no peso corporal, cientistas da Nova Zelândia recentemente identificaram algo inédito: sua capacidade de desencadear inflamação no cérebro. O que é um avanço científico para entender melhor o que acontece.

Foto: Shutterstock

Saiba mais detalhes do estudo:

Em um estudo com camundongos, o estudo constatou que animais que consumiam uma dieta contendo 4,5% de glúten apresentaram inflamação na região hipotalâmica do cérebro. Essa área desempenha um papel importante em funções metabólicas, como a regulação do açúcar no sangue.

De acordo com Alex Tups, o pesquisador principal do estudo, os camundongos são um modelo excelente para estudar a fisiologia humana. Eles possuem sistemas circulatório, reprodutivo, digestivo, hormonal e nervoso muito semelhantes aos humanos.

Portanto, o pesquisador acredita que é bem possível que a mesma inflamação observada em camundongos ocorra em seres humanos.

É possível que cerca de 20 milhões de americanos possuam sensibilidade ao glúten, e números conservadores indicam que cerca de 1% da população sofra da doença celíaca, uma condição genética autoimune que pode ser extremamente incapacitante.

A pesquisa confirmou que tanto o glúten quanto a dieta rica em gordura aumentam o número dessas células imunológicas. Além disso, a adição de glúten a uma dieta normal teve um aumento no número de células igual o que foi observado em camundongos alimentados com dieta rica em gordura.

Quando o glúten foi introduzido em uma dieta rica em gordura, o aumento no número de células foi ainda maior. Apesar dos pesquisadores ainda não terem identificado o motivo para essa inflamação, ela parece estar relacionada a uma resposta do sistema imunológico semelhante à observada na doença celíaca.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS