Conecte-se conosco

Curiosidades

O som do silêncio: Seu cérebro escuta, mesmo quando tudo parece quieto!

Publicado

em

“The Sound of Silence”, em português, “O Som do Silêncio”, é uma música gravada pela dupla norte-americana Simon & Garfunkel, escrita por Paul Simon, e depois regravada por alguns artistas, como Disturbed, mais recentemente. No entanto, além disso, foi esse o tema de um estudo científico recente.

Na verdade, os pesquisadores não estudaram a bela melodia ou a letra da canção, mas sim a nossa capacidade de ouvir o silêncio, literalmente. Essa é uma discussão científica e até mesmo filosófica que perdura já há um bom tempo, sem ter uma resposta em definitivo, até então.

O som do silêncio

Foi publicado um estudo na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, feito por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. No estudo, comprovamos que o nosso cérebro processa o silêncio da mesma maneira que faz com o som.

Então, sim, em tese, nós somos capazes de “ouvir” o silêncio. Para provar essa teoria, foi preciso usar uma ilusão de som para comparar o funcionamento do cérebro humano no processamento de som e de silêncio. No total, foram mil voluntários que passaram pelo teste.

A ilusão sonora emite uma sequência de som que é brevemente interrompida e logo depois volta o barulho, em um som contínuo. Ambos têm a mesma duração, mas, quando comparado pelo cérebro, o barulho contínuo parece maior que o som fragmentado.

Para a pesquisa, os cientistas fizeram o mesmo experimento, mas em vez do barulho, os voluntários tinham que prestar atenção no silêncio. Para isso, foram utilizados ruídos como os de um restaurante movimentado, intercalados com a ausência completa de som.

No resultado, assim como funciona o cérebro para o barulho, o silêncio ininterrupto pareceu maior para as pessoas, mesmo que ambos tinham a mesma duração.

Assim, considerando que o cérebro humano reagiu da mesma maneira às ilusões baseadas no silêncio, pode-se considerar que conseguimos ouvir a ausência de som da mesma maneira que ouvimos quando há algum barulho.

Inclusive, a equipe divulgou um vídeo no qual a simulação pode ser feita por você, do conforto do seu lar. Para isso, aumente o volume para que se assemelhe a um ambiente de multidão. Feito isso, tente identificar qual das ausências de som duram mais tempo e se surpreenda com o resultado. Ouça o silêncio no vídeo abaixo:

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS