Curiosidades
O som do silêncio: Seu cérebro escuta, mesmo quando tudo parece quieto!
“The Sound of Silence”, em português, “O Som do Silêncio”, é uma música gravada pela dupla norte-americana Simon & Garfunkel, escrita por Paul Simon, e depois regravada por alguns artistas, como Disturbed, mais recentemente. No entanto, além disso, foi esse o tema de um estudo científico recente.
Na verdade, os pesquisadores não estudaram a bela melodia ou a letra da canção, mas sim a nossa capacidade de ouvir o silêncio, literalmente. Essa é uma discussão científica e até mesmo filosófica que perdura já há um bom tempo, sem ter uma resposta em definitivo, até então.
O som do silêncio
Foi publicado um estudo na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, feito por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. No estudo, comprovamos que o nosso cérebro processa o silêncio da mesma maneira que faz com o som.
Então, sim, em tese, nós somos capazes de “ouvir” o silêncio. Para provar essa teoria, foi preciso usar uma ilusão de som para comparar o funcionamento do cérebro humano no processamento de som e de silêncio. No total, foram mil voluntários que passaram pelo teste.
A ilusão sonora emite uma sequência de som que é brevemente interrompida e logo depois volta o barulho, em um som contínuo. Ambos têm a mesma duração, mas, quando comparado pelo cérebro, o barulho contínuo parece maior que o som fragmentado.
Para a pesquisa, os cientistas fizeram o mesmo experimento, mas em vez do barulho, os voluntários tinham que prestar atenção no silêncio. Para isso, foram utilizados ruídos como os de um restaurante movimentado, intercalados com a ausência completa de som.
No resultado, assim como funciona o cérebro para o barulho, o silêncio ininterrupto pareceu maior para as pessoas, mesmo que ambos tinham a mesma duração.
Assim, considerando que o cérebro humano reagiu da mesma maneira às ilusões baseadas no silêncio, pode-se considerar que conseguimos ouvir a ausência de som da mesma maneira que ouvimos quando há algum barulho.
Inclusive, a equipe divulgou um vídeo no qual a simulação pode ser feita por você, do conforto do seu lar. Para isso, aumente o volume para que se assemelhe a um ambiente de multidão. Feito isso, tente identificar qual das ausências de som duram mais tempo e se surpreenda com o resultado. Ouça o silêncio no vídeo abaixo:

-
Tecnologia21 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia2 dias atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades18 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso