Conecte-se conosco

Tecnologia

Serasa: significa dizer adeus ao passaporte e crédito?

A negativação do consumidor pode gerar sérias consequências e constrangimentos a ele. Saiba até onde isso pode influenciar negativamente na sua vida

Publicado

em

Saiba porque sua dívida pode sumir do Serasa sem ao menos ser quitada

Ao contrário do que se pensa, encontrar pessoas com o nome negativado ou “sujo na praça”, como se costuma dizer, é algo bem comum. As características da economia brasileira levam os consumidores a se endividarem, seja por necessidade ou por descuido.

Ser considerado um mau pagador por instituições como o Serasa, por exemplo, pode acarretar consequências para a vida financeira das pessoas, com várias restrições e muito constrangimento. Uma das mais conhecidas é o impedimento para obter financiamentos ou cartão de crédito.

Vamos falar mais sobre essa realidade nas linhas abaixo. Se você sempre teve curiosidade sobre o assunto e deseja saber até onde vão os efeitos da inadimplência, a hora é agora.

O que é o Serasa?

Para começar, vamos entender o que é o Serasa. Ele é um banco de dados de pessoas consideradas mau pagadoras, e existe desde 1968. A criação dele é resultado de uma parceria entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo e a Federação Brasileira das Associações de Bancos.

Uma das características principais, até mesmo por causa dessa relação desenvolvida ao longo do tempo, é que o Serasa recebe os dados de inadimplentes da maior parte das instituições financeiras do país.

Se a pessoa deixa de pagar uma conta no prazo determinado, o número de CPF dela é incluído pelo credor na lista do Serasa. E aqui vale destacar: o banco de dados da instituição é constantemente consultado por empresas na hora de liberar o crédito para consumidores. Se o “nome estiver sujo”, dificilmente a resposta será positiva.

Quitação da dívida

É importante explicar, também, que assim que a pessoa paga a dívida que originou a negativação do CPF, os serviços de proteção ao crédito têm até cinco dias de prazo para excluir os dados do devedor do banco de dados.

Fora isso, existe outra regra importante: o nome do consumidor só pode permanecer na lista do Serasa por um período de até cinco anos. Depois desse prazo, é obrigatório excluí-lo.

Isso não quer dizer, porém, que a dívida sumiu, prescreveu ou deixou de existir. O credor ainda pode seguir com cobranças por correspondências ou telefone.

Efeitos da negativação

O que precisar ficar claro, também, é o efeito gerado na vida das pessoas pela inclusão do nome na lista do Serasa. Além da impossibilidade de obter financiamentos, existem outras consequências desagradáveis.

Algumas delas, são: não poder solicitar cartão de crédito; não conseguir abrir conta em banco; impedimento para obter empréstimos; dificuldade para fazer compras no crediário; não conseguir emitir talões de cheque e complicações, até mesmo, para alugar um imóvel.

Muitos se perguntam, ainda, sobre o possível bloqueio na hora de tirar o passaporte. Nesse caso, a lista do Serasa não tem efeito algum. Esse é um dos mitos envolvendo o “nome sujo”. A lei brasileira estipula que a negativação não pode ser um motivo para impedir a locomoção de cidadãos brasileiros.

O que pode acontecer, somente, é gerar algum transtorno na hora de tirar algum visto, devido à situação do CPF. Se o documento estiver irregular ou suspenso, isso pode influenciar no resultado do processo.

Para saber se o seu nome está na lista do Serasa, basta fazer uma pesquisa rápida pela internet, no site da própria instituição: www.serasa.com.br.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS