Conecte-se conosco

Saúde

Tomar café de barriga vazia: bom ou ruim para a saúde?

Apesar de sua popularidade, o café pode trazer tanto benefícios quanto malefícios. Saiba mais sobre a prática de tomar a bebida em jejum.

Publicado

em

O café é atualmente a segunda opção no quesito de bebida mais consumida no planeta, perdendo apenas para a própria água. O grão teve a sua origem na África e foi descoberto quando alguns pastores perceberam que suas cabras ficavam mais “espertas” ao se alimentarem dos frutos de um determinado arbusto.

Logo, tais comunidades começaram a consumir o item neste formato e, com o passar do tempo, surgiram novas formas de preparo. Outros povos foram tomando conhecimento deste alimento incrível, e atualmente há diversos estudos científicos que comprovam os benefícios e prejuízos que o café traz para a saúde humana.

Agora, existem alguns profissionais de saúde que afirmam que ingerir esse produto de barriga vazia pode causar sérios problemas para o organismo, em especial ao aparelho gastrointestinal. Porém, será que isso é mesmo verdade ou apenas uma “fake news” que se popularizou? Descobriremos agora!

Ingerir café de estômago vazio pode causar problemas reais?

De acordo com Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista, o consumo da cafeína com moderação pode trazer dois benefícios para o intestino: melhoria das bactérias que residem no local, contribuindo para uma flora intestinal mais saudável, e promove o relaxamento da musculatura intestinal, ajudando pessoas que sofram com constipação.

Dessa maneira, tomar café seria benéfico para todos, mas isso também dependeria da maneira com que o produto é consumido. Caso haja excessos, os efeitos podem ser contrários ao que se espera. Em excesso, a bebida pode se tornar um irritante gástrico, ainda mais se for ingerida de estômago vazio.

Grecco apontou:

“A cafeína pode ser agressiva ao estômago, por isso, o ideal é que você não ingira o café com o ele vazio. Com o estômago vazio, a bebida vai direto na mucosa, o que a prejudica.”

Essa estrutura citada pelo especialista é uma membrana que atua revestindo a parede interna do estômago humano. Ela é responsável pela produção de muco alcalino, que, por sua vez, impede que o ácido e as enzimas oriundas da digestão afetem o órgão negativamente.

“O nosso estômago tem um suco gástrico então é um ambiente ácido. A cafeína aumenta essa acidez, produzindo uma secreção mais ácida, mas sem alimento, sem o produto para ser digerido – esse que é o problema. Tomando o café com o alimento no estômago, ele está protegido.”

Por fim, o médico salienta que consumir café de barriga vazia pode gerar quadros graves de gastrite e, posteriormente, refluxo gastroesofágico. Ambas são doenças sérias que podem trazer muito incômodo e dores para o paciente.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS