Conecte-se conosco

Empresas

Apagão deixa moradores de vários estados brasileiros sem energia elétrica

Interrupção na rede de operação do Sistema Interligado Nacional atingiu ao menos quatro regiões do país.

Publicado

em

Moradores de diversos estados brasileiros ficaram sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (15). O apagão foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Leia mais: Petrobras pode aumentar preço de gasolina e diesel

Cerca de 16 mil megawatts (MW) de carga foram interrompidos em estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste às 8h31, após a abertura da interligação Norte-Sudeste, mas as causas ainda não foram divulgadas.

Até às 9h16, cerca de 6 mil MW já haviam sido recompostos pelo ONS, que segue com os trabalhos de recomposição em todas as regiões.

O apagão de “grande porte” afetou pelo menos quatro das cinco regiões do país, já que algumas áreas do Centro-Oeste também registraram o problema. A informação é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, que também informou que as causas do blecaute serão apuradas pelo Ministério de Minas e Energia.

Reestabelecimento da energia

A Enel relatou que a interrupção de parte de sua carga foi registrada no Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo em razão do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac). A energia está sendo restabelecida aos poucos, segundo a empresa.

Já a Energisa informou a ocorrência de um evento fora do SIN que impactou o fornecimento de luz em diversos locais do país.

O Grupo Equatorial anunciou interrupção geral no fornecimento nos estados onde opera (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), mas garantiu que já iniciou os trabalhos para normalização.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) ainda não se pronunciou sobre o caso.

Relatos nas redes

Nas redes sociais, os consumidores se queixam do apagão. Confira alguns relatos:

Publicidade

MAIS ACESSADAS