Curiosidades
Azeite de mercado: cor da tampa é o segredo para a melhor opção?
Cor da tampa do azeite pode indicar muito sobre o produto e, para te dar uma ajudinha na escolha, veja só o que ela pode indicar.
O azeite é um ingrediente muito comum nas casas dos brasileiros. Ele é obtido por meio da extração do suco das azeitonas e segue sendo amplamente usado na culinária. Se você nunca sabe qual azeite escolher na hora da compra, entenda como a cor da tampa pode te ajudar.
Há vários tipos de azeites. Não temos dúvidas disso. Cada um conta com um processo de produção e qualidade específicos. Antes de comprar, você também deve considerar o uso que ele terá em sua casa, pois isso difere para quem deseja refogar ou apenas temperar os alimentos, como saladas, para realçar o sabor.
Cor da tampa do azeite
O azeite tem propriedades nutricionais excelentes que trazem diversos benefícios para a saúde, logo é muito recomendado por profissionais diversos, como os nutricionistas. O consumo moderado pode ajudar a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Além disso, ele tem antioxidantes que auxiliam na proteção das células do corpo, contribuindo assim para a saúde do coração como um todo.
Estudos até indicam que o consumo regular de azeite ajuda a reduzir os riscos de doenças como o Alzheimer. Agora que você conhece muitas das vantagens do consumo de azeite, veja como as cores das tampas podem te ajudar na escolha, visto que elas fornecem algumas pistas, mas não são indicativos exatos da qualidade do azeite.
Por isso, lembre-se sempre de conferir a embalagem como um todo.
É importante que você saiba quais são os quatro principais tipos de azeites. São eles:
- Extravirgem: ajuda a preservar os sabores e aromas naturais dos alimentos;
- Azeite virgem: tem acidez de 2% e um sabor mais intenso;
- Refinado: é mais suave, logo é bem usado na culinária;
- Azeite de oliva: é a combinação do refinado com uma porcentagem menor de extravirgem ou virgem.
Em relação às cores das tampas, isso pode variar bastante de uma marca para outra. Geralmente, as tampas verdes fazem referência ao azeite extravirgem. As douradas ou amarelas podem indicar aqueles de qualidade superior.
Se a tampa for transparente ou neutra, é uma indicação de que o azeite pode ser usado tanto para cozinhar quanto para temperar, pois é mais versátil. Tampas vermelhas e marrons também podem destacar diferentes tipos. Mais uma vez, não há uma regra universal, mas se encontrar uma tampa azul, ela pode indicar o refinado.
Então, agora que você conhece melhor as suas opções, lembre-se sempre de ler com bastante atenção a embalagem e faça a melhor escolha de acordo com as suas necessidades.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas22 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Tecnologia6 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate