Agronegócio
Figo: a fruta que não é fruta e come vespas
Entenda por que o figo não é uma fruta e como essa planta consegue “devorar” vespas na natureza e se surpreenda com as informações.
Você sabia que o figo, que pode estar na sua fruteira, não é, na verdade, uma fruta, mas sim uma flor invertida? Isso mesmo, essa planta é uma flor, com suas estruturas internas voltadas para dentro, onde fica concentrado o pólen.
Mas como ele é polinizado, então, já que nenhuma abelha ou borboleta tem a capacidade de entrar nele? A resposta é a vespa-do-figo, um inseto especializado que consegue penetrar na abertura do figo e depositar os seus ovinhos nas flores.
Durante esse processo, o animal também transfere o pólen de outro figo, fecundando as flores e permitindo que elas produzam sementes férteis. Mas o que acontece com a vespa depois disso? Ela morre e é digerida pelo figo, que possui uma enzima chamada ficina, capaz de decompor o inseto.
Então o figo é planta carnívora?
Imagem: stux / Pixabay
Parece cruel, não é? Mas não se preocupe, o figo não é uma planta carnívora, já que ele não se alimenta da vespa, apenas se defende de uma possível superpopulação do inseto, que poderia até mesmo prejudicar a planta.
Além disso, os figos que consumimos não são os mesmos que existem na natureza. Eles são variedades modificadas geneticamente, que não precisam da polinização para se desenvolverem e são protegidos para evitar a entrada das vespas.
No decorrer dos anos, pesquisadores foram estudando e reproduzindo figos geneticamente modificados, mantendo as características da flor que mais agradavam os consumidores.
Portanto, os veganos podem comer figos sem culpa, já que eles não contêm nenhum animal dentro deles. Esse alimento é delicioso e nutritivo, e pode ser consumido de várias formas: in natura, em compotas, em saladas, em doces e até em pizzas.
Agora que você sabe mais sobre o figo, que parece, mas não é fruta, que “come” vespas, mas não é planta carnívora, que tal experimentar essa flor diferente e saborosa?

-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia2 dias atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia23 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Carreira12 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança