Economia
Negativado? Saiba se o 'Minha Casa Minha Vida' é uma opção para você
A inadimplência está se elevando no Brasil e, com isso, muitas pessoas ficam na dúvida se conseguirão ou não o financiamento mesmo com estando com o nome sujo.
A casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, quem não quer um lar para chamar de seu? Isso sem falar que, a depender da pessoa, não compensa ficar pagando aluguel, por ser um dinheiro que não voltará mais. Dessa forma, o famoso programa governamental chamado Minha Casa, Minha Vida é a maneira mais fácil de conseguir isso.
Entretanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas relacionadas aos requisitos para estar participando dessa iniciativa. Por exemplo, a questão do nome sujo. Será que cidadãos negativados também conseguem ter acesso aos benefícios proporcionados pela modalidade? Descobriremos agora!
O que a Caixa considera?
A Caixa Econômica Federal é a principal instituição reguladora do Minha Casa, Minha Vida. Antes de aprovar qualquer financiamento, realiza uma análise minuciosa do perfil do requerente. Logo, segundo especialistas, o banco considera três determinados aspectos antes de decidir em definitivo. Conheceremos mais sobre cada um deles a seguir.
SPC e Serasa
Infelizmente, caso o indivíduo possua restrições na Serasa ou no SPC, o financiamento da casa própria não recebe a aprovação da Caixa. Lembrando que o mesmo vale caso o cônjuge da pessoa também esteja em uma situação semelhante, tratando-se de um casal.
Portanto, antes de mais nada, será necessário quitar as pendências para assim ter o nome retirado dos órgãos de proteção ao crédito. A compra será aprovada somente quando o solicitante e a esposa ou marido estiverem ambos com suas obrigações fiscais em dia com a União e demais instituições privadas.
Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT)
O CADMUT é um registro de informações referentes a contratos de financiamento habitacional inativos ou ativos, firmados no SFH (Sistema Financeiro da Habitação). Neste banco de dados também são gravadas informações sobre programas sociais do governo.
A consulta a esse sistema é feita porque o Minha Casa, Minha Vida determina que um cidadão participe somente uma vez do programa. Então, caso a pessoa já tenha feito parte, não poderá ingressar novamente. O mesmo vale para os imóveis já quitados.
Registrato do BACEN
Por fim, a Caixa também consulta o Registrato, que nada mais é que um recurso oferecido pelo Bacen (Banco Central do Brasil) e pode fornecer um relatório completo contendo informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas.
Por meio dessa ferramenta é possível conferir dados referentes a contas correntes, dívidas, empréstimos e outras coisas mais. Esse tipo de consulta é de caráter decisivo antes que um determinado financiamento seja aprovado ou não.
Tal fato ocorre devido a uma regra que diz que a parcela não pode ser maior do que 30% da renda do comprador. Por isso, caso já exista alguma pendência que precisa ser paga, o valor que será disponibilizado para a aquisição de um imóvel é consequentemente menor.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística1 dia atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
ChatGPT é mina de ouro! Veja 5 profissões que podem lucrar com IA