Cotidiano
Não erre na hora de cozinhar: descubra o óleo mais saudável
Com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher o óleo ideal na hora de cozinhar? Esse guia completo vai te ajudar nessa missão.
Cozinhar de forma saudável é uma busca constante para muitas pessoas preocupadas com sua alimentação e bem-estar. E uma das escolhas cruciais na culinária é a seleção do óleo ideal.
Com uma variedade tão extensa disponível no mercado, é fundamental entender as diferentes características e benefícios de cada tipo. Neste guia do óleo de cozinha, você irá desvendar os segredos por trás das opções mais saudáveis e aprender quando usá-las para garantir refeições deliciosas e nutritivas.
Óleos de cozinha: Qual a melhor opção?
De acordo com Karoline Honorato, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, em entrevista ao portal Degusta, o óleo que se sobressai quando o assunto é saúde é o azeite de oliva.
No entanto, a profissional também alerta para o fato de que um mesmo óleo nem sempre será a melhor opção para diferentes tipos de pratos.
Tipos de óleo
Confira, a seguir, os óleos mais utilizados na cozinha e quais são momentos ideais para escolher cada um deles:
Azeite de oliva
Conhecido por suas propriedades antioxidantes e ácidos graxos saudáveis, o azeite de oliva extravirgem é ideal para temperar saladas e pratos frios. Evite altas temperaturas por possuir um ponto de fumaça mais baixo, o que pode resultar em perda de nutrientes.
Óleo de coco
Com sua versatilidade e resistência a altas temperaturas, o óleo de coco é excelente para frituras e cozimentos a altas temperaturas. Sua composição de ácidos graxos saturados de cadeia média também o torna uma opção popular em dietas cetogênicas.
Óleo de canola
Com um perfil de ácidos graxos mais equilibrado, o óleo de canola é adequado para cozinhar e assar a temperaturas moderadas, ou até mesmo para receitas mais quentes e frituras. Sua neutralidade de sabor o torna uma escolha versátil.
Óleo de soja
Essa é a opção mais utilizada pelos brasileiros. Isso se deve, principalmente, ao fato do produto ter o melhor custo-benefício dessa lista. O óleo de soja é ideal para altas temperaturas, mas possui um ponto negativo: o cheiro e gosto forte que pode deixar nos alimentos.
Lembre-se de que a moderação é chave em qualquer dieta. Ao escolher o óleo de cozinha mais saudável para cada preparação, você não apenas acrescenta sabor e nutrição às suas refeições, mas também contribui para uma abordagem consciente da alimentação.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia22 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto