Saúde
Pense antes de beber: a relação entre este ingrediente e uma doença silenciosa
Conheça o ingrediente perigoso que está presente em várias bebidas e qual a doença que ele pode desencadear.
Você provavelmente já ouviu falar sobre a gota, já que é uma doença bastante conhecida nos dias de hoje. No entanto, sabia que algumas bebidas podem desencadear essa complicação silenciosa e dolorosa em questão de alguns minutos?
Pois é, a gota é uma doença que deriva do acúmulo de cristais afiados nas articulações do corpo, que, por sua vez, causa surtos de dor prolongada e intensa. Um dos grandes vilões por trás desse problema é o xarope de milho rico em frutose, um ingrediente muito utilizado para adoçar alimentos processados e bebidas.
Esse produto é um açúcar artificial derivado da conversão parcial do amido de milho, comumente encontrado em bebidas populares, como sucos industrializados e refrigerantes, além de doces e outros produtos adoçados artificialmente.
Quando é consumido, principalmente em bebidas adoçadas, o corpo libera purinas no sangue, um resultado do metabolismo da frutose encontrada no xarope. A decomposição das purinas, por sua vez, resulta no ácido úrico que, quando acumulado em excesso no organismo, leva à formação dos cristais, o que causa as crises de gota.
Pesquisadores acreditam que o aumento dos casos de gota está relacionado à dieta ocidental, que é composta de muitos alimentos processados com xarope de milho rico em frutose.
Sinais da gota
Os sinais da gota incluem (mas não se restringem a) dor súbita e intensa, vermelhidão, inchaço e sensibilidade nas articulações, mais frequentemente localizado no dedão do pé. A dor, normalmente, é mais intensa nas primeiras horas após o início da crise.
Um ataque da doença pode acontecer de repente, muitas vezes limitando o movimento da articulação mais afetada e causando um desconforto severo na pessoa.
Por isso, é fundamental compreender a relação entre o consumo de xarope de milho com alto teor de frutose, presente em vários alimentos e bebida, e a gota, para que assim seja possível evitar a frequência dos episódios dolorosos.
Optar por uma dieta equilibrada e consciente, evitando alimentos e bebidas ricos nesse ingrediente, pode contribuir significativamente para prevenir o desenvolvimento ou agravamento da condição.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Bancos10 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Imposto de Renda - IRPF7 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos19 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp