Tecnologia
Segredos do WhatsApp: ative e desative criptografia
Recurso da plataforma garante privacidade absoluta e proteção do conteúdo compartilhado com outras pessoas, inclusive das mídias enviadas.
Um dos grandes diferenciais do WhatsApp é a chamada “criptografia de ponta a ponta”, recurso criado para manter as conversas do aplicativo protegidas e impedir que outras pessoas visualizem o conteúdo e as mídias compartilhadas, seja em chats privados ou grupos.
O aplicativo assegura a confidencialidade das mensagens, tanto na versão do app para Android quanto para iOS (iPhone). Embora seja uma proteção imprescindível e que deveria ser padrão, ela pode ser ativada e desativada de forma manual por meio das configurações da plataforma.
O usuário tem, dessa forma, o poder de escolha caso decida optar por “desligar” a criptografia. Essa mudança é bem simples. Vamos mostrar abaixo o passo a passo necessário. Acompanhe!
O que quer dizer criptografia?
Antes, porém, vamos explicar melhor o que é a tal da criptografia no WhatsApp. Estamos falando de um recurso que permite que apenas as pessoas participantes do chat visualizem o conteúdo das mensagens. Isso significa que nem a Meta, empresa dona do aplicativo, tem acesso ou consegue ver.
O fato de ser “criptografia de ponta a ponta” impede a inspeção de terceiros em qualquer momento da troca de mensagens. Contudo, para isso, como já mencionado, é necessário ativar a configuração manualmente. Essa medida garante até mesmo a proteção dos backups salvos no iCloud ou no Google Drive.
O procedimento ocorre a partir de uma chave criptográfica exclusiva para cada usuário, que contém 64 dígitos. Essa proteção é importante, pois, além de garantir a privacidade, impede também a ação de hackers. Veja como funciona a ativação e desativação nas linhas abaixo.
Como desativar a criptografia do WhatsApp?
1) Abra o aplicativo e toque no ícone de “Mais”, localizado na parte superior direita da tela. Em seguida, vá em “Configurações”.
2) Selecione a opção “Conversas” e, em seguida, clique em “Backup de conversas”.
3) Feito isso, acesse “Backup criptografado de ponta a ponta” e selecione “Desativar”.
4) Insira sua senha de acesso e toque em “Avançar”. Na tela seguinte, selecione “Desativar” novamente.
5) Para finalizar o procedimento, clique em “Ok”.
Como ativar a criptografia do WhatsApp?
1) No app, toque no ícone de três pontos. Em seguida, acesse “Configurações”.
2) Feito isso, clique em “Conversas” e vá para “Backup de conversas”.
3) Selecione a opção “Backup criptografado de ponta a ponta”. Na tela seguinte, confirme o processo clicando no botão “Ativar”.
4) Selecione “Criar senha” ou “Usar chave de criptografia de 64 dígitos”. Em seguida, basta digitar uma senha e tocar em “Avançar”.
5) Digite a senha novamente na tela seguinte e aperte “Avançar”. Uma página surgirá, na qual você deverá clicar no botão “Criar” para finalizar o procedimento.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp