Economia
O que muda no saque-aniversário do FGTS? Governo propõe novas diretrizes
Entenda o futuro deste benefício e confira quais serão as modificações propostas pelo poder público.
Recentemente foi encaminhado um novo projeto para o Congresso e o autor do texto se trata do próprio Ministério do Trabalho.
A iniciativa visa estar introduzindo algumas mudanças bastante drásticas na conhecida modalidade de Saque-Aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que se tornou tão popular entre os brasileiros.
Assim, segundo a própria pasta, tal medida deseja possibilitar que os trabalhadores optantes efetuem o resgate do saldo remanescente nas contas.
Essas informações foram veiculadas em caráter oficial por grandes veículos de comunicação nacional como o jornal O Globo e, posteriormente, confirmadas pelo portal de notícias UOL.
Por que desejam fazer tal mudança?
Segundo o gabinete já citado anteriormente, o novo projeto é destinado a beneficiar, em especial, aquelas pessoas que utilizaram esse tipo de saque para garantir para obter empréstimos consignados, por exemplo. Logo, a justificativa para tal reside na necessidade de corrigir uma “distorção” em relação a um direito do trabalhador.
Lembrando que, nas regras vigentes agora, as pessoas que aderiram ao Saque-Aniversário podem sacar uma parcela dos montantes do FGTS, anualmente. Entretanto, isso somente pode ser feito no mês de aniversário do indivíduo. Nos casos de demissão com ausência de justa causa, apenas a cifra da multa rescisória pode ser retirada.
Consequentemente, o Ministério do Trabalho prevê que as alterações conseguiriam causar um impacto financeiro de até R$ 14 bilhões. Porém, a proposta continua sendo analisada e somente após a aprovação do presidente Lula (PT) é que o texto deve ser encaminhado ao Congresso.
Por fim, Luiz Marinho, ministro do Trabalho, havia assumido o compromisso de colocar um fim a essa modalidade, afirmando que ela prejudicava a vida dos trabalhadores.
Mas, com a clara possibilidade de enfrentar críticas da sociedade civil e resistência de outros parlamentares, ele já afirmou que irá rever a medida e buscar mais alternativas. Resta-nos, agora, aguardar.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos