Saúde
Desconfiado do seu ômega 3? Saiba como identificar falsificações
Falsificações do produto assolam o mercado, e saber identificá-las é fundamental para proteger sua saúde.
Um dos suplementos naturais mais conhecidos atualmente é o ômega-3, que se trata de uma gordura composta por EPA e DHA, ambos ácidos graxos que trazem diversos benefícios para o organismo e podem ser encontrados em óleos oriundos de crustáceos, peixes, oleaginosas e vegetais.
Inclusive, há vários estudos acadêmicos que comprovam a eficácia do produto no tratamento da saúde cognitiva, articular, vascular, ocular e seu efeito anti-inflamatório. Logo, essa substância é bastante nobre, mas infelizmente não está livre dos riscos de fraude.
Recentemente, um vídeo polêmico viralizou nas redes sociais mostrando como era possível identificar uma cápsula verdadeira do referido insumo natural. Então, se você está curioso para descobrir como fazer isso e se prevenir contra a ação de falsários, basta continuar acompanhando o texto.
Como posso descobrir se adquiri ômega-3 falso?
O post viral sugere que manter o suplemento por horas no congelador pode ajudar no processo de identificação, uma vez que a composição verdadeira, em teoria, não deveria congelar. Agora, caso o efeito fosse contrário, isso significaria que você adquiriu algo falsificado.
Porém, de acordo com especialistas, a coisa não é assim tão simples. Conforme revela a química, toda substância possui tanto o seu ponto de fusão (uma temperatura em que ela passaria do estado sólido para o líquido) quanto de ebulição (uma marca na qual ela passaria do estado líquido para o gasoso).
Falando do ômega-3, seu ponto de fusão é de -11º, então se uma amostra é submetida a uma atmosfera menor, ela com certeza congelará. Isso faz com que o método avaliativo demonstrado na web não é capaz de proporcionar resultados absolutos.
Por fim, para que uma validação mais assertiva seja obtida, seriam necessárias diversas ferramentas de testagem mais complexas e não disponíveis para a maioria da população no geral. Atualmente, uma das formas viáveis para conferir a procedência de um produto é através dos selos das certificadoras que atestam pureza e qualidade.
Os exemplos mais comuns encontrados hoje no mercado são o IFOS e o Meg 3. Aliás, a selagem IFOS é realizada por uma organização de caráter internacional que faz a avaliação da qualidade do insumo valendo-se de métodos avaliativos bastante rigorosos, sendo muito difícil de ser obtida pelas empresas.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças15 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Saúde2 dias atrás
Nova resolução da ANS muda regras para cancelamento de planos de saúde
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?