Conecte-se conosco

Saúde

O hábito encantador (ou preocupante?) de idosos falando sozinhos?

Falar sozinho nem sempre é sinal de alguma doença, mas a questão deve ser tratada com bastante cautela.

Publicado

em

A terceira idade é marcada pela necessidade de se expressar, afinal, as pessoas que chegaram neste ponto da vida possuem muitas experiências a dividir. Porém, infelizmente, nem todos os idosos contam com pessoas para conversar e, por isso, podem acabar optando por simplesmente falarem sozinhos.

Diante de tal comportamento, muita gente se pergunta se a prática é realmente saudável ou se pode indicar algum distúrbio de natureza cognitiva e mental. Diante dessa dúvida, especialistas afirmam que tudo depende do contexto no qual isso se manifesta.

Desse modo, devemos evitar fazer qualquer avaliação precipitada antes de um veredicto formal vindo de um médico especialista. Afinal, somente um profissional devidamente capacitado poderá diagnosticar a presença de algum tipo de doença ou quadro mais grave.

Quando devemos nos preocupar?

Realmente, há um grupo de idosos no qual o hábito de falar consigo mesmo pode ser associado a problemas neurológicos, como o Alzheimer ou a esquizofrenia, por exemplo. Nestes casos em especial, os diálogos solo podem ser causados por delírios ou alucinações.

Consequentemente, se alguém mais velho costuma rir sozinho ou responder algo para uma pessoa que simplesmente não está ali, é natural que os parentes observem a situação com preocupação e temam pelo bem-estar do idoso em questão.

Apesar disso, na maior parte das vezes, esse tipo de coisa não possui ligação com nenhuma patologia. Essa seria apenas uma forma de lidar com a solidão, o estresse ou até mesmo uma estratégia para organizar pensamentos e preservar lembranças.

Inclusive, existem muitos jovens que fazem o mesmo e isso não significa que eles estão sendo acometidos por algum mal. Muitas vezes, tudo o que precisamos para nos sentir melhor é de uma boa dose de autoafirmação dita em voz alta. Voltando à questão dos idosos, vejamos abaixo alguns sinais que indicam que é hora de buscar auxílio:

  • a pessoa constantemente refere-se a si depreciativamente;
  • ele narra eventos que nunca aconteceram;
  • apresenta falas desconexas e fora da realidade;
  • salta bruscamente de uma ideia para outra sem uma lógica aparente.

Por fim, os itens citados acima são os principais indícios de que está na hora de procurar atendimento médico para o indivíduo. Isso deve ser feito o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o problema for descoberto, melhor será o tratamento e a qualidade de vida do paciente no futuro.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS