Conecte-se conosco

Saúde

Não é só sobre cáries: a incrível relação entre escovar os dentes e o cérebro saudável

Má higiene bucal pode aumentar risco de demência, segundo pesquisas. Confira mais detalhes de como isso pode agravar a sua saúde.

Publicado

em

Atenção! De acordo com algumas pesquisas recentes, uma higiene bucal relaxada pode causar diversos problemas graves de saúde, assim como diabetes, câncer e até mesmo doenças cardíacas. Inclusive, há novas evidências que indicam que não escovar os dentes pode até mesmo causar males no cérebro!

Os experts acreditam que as bactérias e demais microorganismos responsáveis pela denominada “doença periodontal” têm relação direta com as chances de desenvolvimento de demência. Por sua vez, as enfermidades periodontais nada mais são que inflamações nos tecidos dentários.

Cérebro e saúde bucal, uma relação mais próxima do que imaginávamos

Nos últimos tempos, houve várias ações que buscaram investigar a relação entre a higiene bucal e o risco do aparecimento de Alzheimer, considerado o tipo de demência mais comum. Consequentemente, o trabalho descobriu que a perda de dentes possuía uma associação a um risco 6,4 vezes mais elevado de desenvolver a patologia.

Enquanto isso, outro estudo concluiu que pacientes com doença periodontal crônica apresentavam uma predisposição 1,7 vezes maior para a doença. Seguidamente, uma terceira iniciativa científica revelou que a periodontite estava associada a uma elevação 6 vezes maior de declínio mental.

Descobriram-se também algumas ligações entre certos tipos de bactérias presentes na boca e o Alzheimer. Além disso, a mesma análise revelou que um microorganismo chamado P. gingivalis, o principal causador de problemas na gengiva, estava aparecendo nos cérebros de portadores da enfermidade já citada.

Os cientistas também fizeram testes utilizando cobaias vivas (camundongos) e intenderam que a presença dessa bactéria no tecido cerebral pode ser responsável pelo aparecimento de amilóides. Esses são peptídeos que ocasionam pioras na inflamação do órgão e são considerados fundamentais para entender melhor tal adoecimento.

Por fim, apesar de tantos resultados interessantes, os especialistas afirmam que ainda não é possível afirmar com 100% de certeza que existe uma relação concreta de consequências e causas. Mas, até o momento, a má higiene bucal pode ser tratada como um fator de risco para quadros de demência.

“É realmente complicado. E é por isso que não podemos dizer: ‘Se você tem periodontite, terá Alzheimer’. Mas agora sabemos que se você tiver periodontite grave, a chance de ter Alzheimer é maior”, explicou ao The Washington Post Anita Visser, autora de um dos estudos.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS