Empresas
Aluguéis de longa duração, carros e restaurantes no Airbnb? Vem novidade por aí!
Plataforma planeja expansão dos serviços, com foco no verão do hemisfério norte. Novidades já devem aparecer a partir de novembro.
O Airbnb pode estar a caminho de um passo importante em sua trajetória comercial. Isso, porque começou a circular a informação de que a plataforma pretende investir em outros modelos de aluguéis, como locações que podem ir de três meses a um ano.
O próprio CEO da empresa, Brian Chesky, citou essa possibilidade durante entrevista ao jornal The Financial Times. Ele avalia que essa seria uma saída para a continuidade do negócio e readequação ao cenário atual.
A novidade, no entanto, não para por aí. Ele cogita ir além da oferta de imóveis. A ideia de Chesky é expandir a atuação do Airbnb, a ponto de oferecer aluguel de carro e eventos envolvendo restaurantes pop-up. Ou seja: será um serviço completo.
Contexto
Desde a pandemia, segundo ele, a plataforma percebeu que o comportamento das pessoas mudou, principalmente em relação ao trabalho remoto e à quantidade de pessoas que passam longas temporadas longe de casa.
Na visão do executivo, os consumidores não estão interessados mais em aluguéis convencionais, ainda mais com a possibilidade de viajar por aí e seguir trabalhando. A solução para atender esse público seria a oferta de aluguéis de longa duração.
Essa possibilidade serviria, até mesmo, para contrapor uma crítica recorrente feita ao Airbnb nos Estados Unidos. Muito se fala sobre como a plataforma contribuiu para a expansão da crise imobiliária no país.
Desde que o serviço iniciou a operação por lá, os proprietários de imóveis começaram a preferir o aluguel de apartamentos por períodos curtos e a um valor mais alto do que fechar contratos longos.
A tentativa agora é contrapor essa crítica e buscar pelos clientes que preferem o oposto. Hoje, de acordo com Chesky, menos de 20% dos clientes do Airbnb ficam em uma hospedagem por mais do que um mês.
Carros e restaurantes
Apesar de não dar muitos detalhes, o CEO deixa em aberto a possibilidade de junção de outros tipos de serviços na plataforma, como a locação de carros. Esse tipo de oferta já é feita em outros sites de reserva de viagens e o Airbnb pretende adotá-la em breve.
O que chama a atenção mesmo, nos planos de Chesky, é a ideia de gerenciar restaurantes pop-up, alugando imóveis comerciais para que investidores e chefs possam servir comida por um período específico.
Essa tendência tornou-se realidade no mercado, a partir da ascensão dos food trucks e hoje tem sido cada vez mais procurada por quem pretende investir em comida contemporânea.
Toda essa atualização do Airbnb deve ocorrer até o final do próximo ano. A previsão é que as primeiras novidades apareçam já em novembro, mas o foco mesmo é atender o verão do hemisfério norte, que começa no final do primeiro semestre.

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