Economia
Black Friday: mais do que descontos, conheça sua verdadeira história
Saiba como o evento varejista mais popular do mundo se originou.
A Black Friday se tornou um dos maiores acontecimentos no quesito de comércio e vendas. A data ocorre sempre durante a última sexta-feira do mês de novembro e é quando muitos clientes conseguem comprar uma série de itens com descontos incríveis.
Porém, mesmo com tamanha popularidade, poucas pessoas sabem como a iniciativa se originou. Sabe-se que o evento surgiu nos EUA ainda durante o século XIX, ocorrendo um dia depois do Dia de Ação de Graças, um dos feriados norte-americanos mais importantes no calendário deles.
Nesse sentido, o termo significa “sexta-feira negra” em uma tradução literal do inglês para a língua portuguesa, e se refere as promoções e abatimentos que os lojistas costumam oferecer.
Outro marco importante é que a data marca o começo da temporada de compras do final do ano.
Conhecendo as origens
Como foi dito anteriormente, a Black Friday teve sua origem nos Estados Unidos durante o século XIX, e o termo foi utilizado por dois especuladores chamados James Fisk e Jay Gould pela primeira vez, nessa época. Ambos tentaram enriquecer através do mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York, mas fracassaram.
A derrocada dos empresários deu-se por conta da interferência do governo, que interviu nas negociações e acabou inflacionando o valor do metal no mercado, ocasionando uma severa queda de preços.
No Brasil, esse dia ocorre desde o ano de 2010, e agora, em 2023, vai ocorrer no dia 24/11.
Assim como é visto em outras localidades, a Black Friday brasileira é conhecida pela abundância de descontos em diversos tipos de bens de consumo, como móveis, eletrônicos, livros, roupas, dentre outros produtos.
Entretanto, o evento também foi alvo de muitas críticas devido a acusações de manipulações de preços e abatimentos, gerando o famoso meme “tudo pela metade do dobro”. Quem nunca ouviu, né?
Por fim, se você deseja aproveitar a Black Friday para comprar algo em especial, a dica dos especialistas é pesquisar bastante e ficar atento às oscilações de valores. Dessa forma, será possível encontrar as melhores ofertas e não ser lesado por comerciantes mal-intencionados.

-
Bancos17 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo1 dia atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo1 dia atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Bancos1 dia atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Moedas2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos com data marcada pode valer até R$ 400
-
Bancos1 dia atrás
Golpe da selfie: como proteger suas finanças de fraudes bancárias
-
Curiosidades2 dias atrás
Nem o Rock in Rio salvou: essa é considerada a pior cerveja da história