Saúde
A cerveja pode ser sua aliada na saúde? O que cientistas descobriram vai te surpreender
Elementos presentes no produto fazem bem para a saúde do intestino, segundo especialistas.
A cerveja, juntamente com o vinho, é uma bebida muito antiga e extremamente popular nos dias atuais. De acordo com arqueólogos, os primeiros registros do preparo dessa bebida datam de 2.300 a.C., na região da Mesopotâmia, com a civilização suméria sendo conhecida por inventar esse item, que, na época, era um complemento da dieta cotidiana.
Atualmente, uma pesquisa identificou que a cerveja pode trazer benefícios para a saúde do intestino quando é consumida de forma moderada. Por sua vez, o ecossistema intestinal é uma estrutura muito complexa, composta por inúmeras bactérias que vivem ali e interferem em vários aspectos da saúde humana.
Lembre-se de que, além do processo digestivo, esse sistema também é responsável por regular a imunidade, o metabolismo e até mesmo o bem-estar mental. Portanto, os resultados do trabalho que mencionaremos a seguir deixaram muitas pessoas animadas e com menos peso na consciência na hora de tomar uma gelada.
Como se deu a descoberta?
Os cientistas exploraram de que forma os diversos componentes presentes na cerveja possuem a capacidade de afetar a flora intestinal, causando uma potencial imunomodulação, ou seja, um aumento da resposta orgânica contra vírus e demais microrganismos invasores nocivos.
Com isso, descobriu-se que a bebida é rica em substratos fenólicos, que, depois do metabolismo, são capazes de produzir metabólitos de sabor. Esses compostos se mostraram capazes de inibir o crescimento bacteriológico maligno sem afetar o benigno.
O levantamento também destacou a ação dos metabólitos aromáticos, que são capazes de afetar bactérias, como Clostridium difficile e Clostridium perfringens, de maneira seletiva. Além disso, evidenciou-se que os flavonois específicos situados na mistura alcoólica beneficiam o crescimento de microrganismos amigáveis. Estamos falando dos Lactobacillus e dos Bifidobacterium.
Por fim, essas duas formas de vida estão associadas à baixa dos marcadores inflamatórios, o que demonstra, então, o potencial benefício imunológico do famoso produto preparado a partir do milho e da cevada, a bastante apreciada cerveja.

-
Tecnologia4 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo12 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira