Conecte-se conosco

Economia

O esquema por trás do Voa Brasil: Saiba como os golpistas estão agindo e proteja-se

Criminosos se aproveitam da confiança das vítimas para lesá-las mediante uma nova tática.

Publicado

em

O programa Voa Brasil foi anunciado este ano e deve possibilitar que as pessoas possam adquirir passagens aéreas a valores mais acessíveis.

Porém, a iniciativa nem foi lançada ainda, mas já existem bandidos se aproveitando do nome para aplicar golpes nos cidadãos.

Por meio de páginas na internet cujo layout imita o do portal oficial do governo, quadrilhas especializadas estão roubando dados pessoais e dinheiro de internautas desavisados. Quando a vítima se cadastra em uma dessas plataformas, elas acabam pagando por passagens que nunca são emitidas.

Para combater essa prática, o poder público divulgou um importante alerta sobre essa situação no último dia 06/10 (segunda-feira). No comunicado, a administração federal alegou que o cadastramento ainda não foi aberto oficialmente até o momento.

Além disso, nenhum tipo de cobrança está sendo feita pelo governo. Portanto, se você encontrar um endereço on-line que ofereça esse tipo de serviço, desconfie e denuncie, pois provavelmente trata-se de uma clara tentativa de fraude.

Como o Voa Brasil funcionará?

Como foi dito antes, o programa somente deve ser lançado nos meses seguintes e o seu principal objetivo é repassar valores mais justos nas passagens aéreas para os brasileiros. Segundo o Governo Federal, será possível encontrar bilhetes por até R$ 200.

Assim, a medida deseja auxiliar na retomada do turismo, que foi uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia que assolou o país e o mundo no ano de 2020/2021. Em um primeiro momento, espera-se que somente destinos nacionais sejam inclusos nos pacotes de benefícios.

Apesar da expectativa, as normas de participação ainda não foram divulgadas, e isso deve ocorrer nos próximos meses. Mas, as autoridades já afirmaram que, mesmo quando o programa começar, de forma alguma haverá contato telefônico ou via e-mail com o público.

Além disso, organizações privadas terceirizadas também não poderão oferecer descontos. A inclusão na iniciativa deve ser feita pela plataforma oficial que será disponibilizada quando o Voa Brasil for oficialmente aberto para os beneficiários.

Por fim, para denunciar qualquer tentativa de golpe é possível encaminhar a queixa diretamente para o endereço da ouvidoria governamental, (ouvidoria@mpor.gov.br). Lembrando que, quanto mais detalhes a denúncia possuir, mais fácil fica de identificar e punir os criminosos.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS