Saúde
Ama café? Veja os riscos e a medida ideal indicada por psiquiatra
Tomar café é um hábito delicioso e pode ser saudável, mas como tudo na vida, é melhor com moderação.
No Brasil, o café é mais do que uma bebida; é uma paixão. Porém, você sabia que a quantidade que se consome pode afetar a saúde?
O psiquiatra Táki Cordás explica: “São cerca de 1,5 bilhão de xícaras de café consumidas ao dia, e isso tem motivações importantes e diferentes razões, como a melhora da concentração, da memória e do desempenho físico.”
No entanto, em um vídeo nas redes sociais, o especialista falou sobre os riscos do excesso desse consumo. Ele mencionou Honoré de Balzac, o escritor francês que, já no século XIX, era completamente dependente da bebida. Durante a escrita de ‘Comédia Humana’, Balzac chegava a tomar mais de 50 xícaras por dia!
Mesmo com a diminuição do consumo de tabaco, que costuma acompanhar o cafezinho, o especialista alerta que “tem nos levado, a nós médicos, clínicos e psiquiatras, a encontrar cada vez mais pessoas que apresentam abuso, dependência e intoxicação aguda por cafeína”.
Benefícios versus malefícios do café
O café é conhecido por seus benefícios, como a diminuição dos riscos de Alzheimer e Parkinson, além de aumentar a energia. No entanto, os perigos do consumo excessivo são menos discutidos. Beber café demais “leva a um desempenho físico exagerado”. Nas Olimpíadas de 2004, por exemplo, mais de 12 mg de cafeína já era motivo para desclassificação de um atleta.
De acordo com Cordás, quando ingerido em doses moderadas, o café não traz riscos graves de doenças. Ele até destaca que “o café é um antibacteriano bastante eficiente de uso dentário, inclusive”.
No entanto, para quem sofre de transtornos psiquiátricos, o consumo exagerado pode causar:
- Piora no quadro de pânico e ansiedade
- Aumento da frequência cardíaca
- Tontura
- Diarreia
- Desconforto no peito
- Dor de cabeça
- Dificuldade respiratória
A dose ideal de café
Então, qual é a quantidade ideal de café? O especialista recomenda “Em torno de 400 mg por dia, ou seja, cerca de 4 xícaras de café”. Essa quantidade é suficiente para aproveitar os benefícios sem correr riscos.
Portanto, tomar café é um hábito delicioso e pode ser saudável, mas, como tudo na vida, é melhor com moderação. Saber a quantidade certa pode fazer a diferença entre aproveitar os benefícios e evitar os riscos.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças3 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Profissōes: quais áreas tiveram os maiores aumentos salariais ano passado?