Mercado de Trabalho
Quando procurar emprego: é dezembro um mês para pausar sua busca?
Confira dicas exclusivas para conseguir uma recolocação mais rápida no mercado de trabalho.
Procurar emprego não é nada fácil, ainda mais no final do ano, período em que as oportunidades parecem tornar-se mais escassas. Assim, obter uma nova vaga pode ser uma tarefa bastante árdua para muitas pessoas desesperadas.
Assim, é fundamental possuir uma boa estratégia para tornar a busca mais fácil e assertiva. Vale lembrar que não são apenas os trabalhadores desempregados que buscam recolocação, mas também aqueles que estão insatisfeitos com seus atuais empregos e procuram algo novo que atenda melhor a suas expectativas.
Estratégias que podem facilitar o processo
Em qualquer área da vida, é essencial possuir um plano de ação para superar dificuldades ou conquistar objetivos específicos. Portanto, na questão da busca por emprego, não seria diferente. Assim, hoje vamos mostrar alguns métodos e estratégias que podem auxiliar o trabalhador. Confira:
- Mantenha seu networking ativo. Nada de contatar as pessoas apenas quando você estiver buscando recolocação no mercado. O ideal é manter sua rede de contatos sempre em movimento, tanto para solicitar auxílio quanto para ajudar quando alguém estiver precisando.
- Envie mensagens, e-mails, troque feedbacks, combine um café e converse sobre o seu trabalho com pessoas influentes no seu nicho de atuação que possam saber sobre organizações que buscam trabalhadores com o seu perfil.
- Procure vagas todos os dias. Estabelecer uma rotina de procura é essencial para obter sucesso. Assim, estabeleça metas para si mesmo e se comprometa em buscar vagas todos os dias, das 9h às 10h da manhã, por exemplo. Desse modo, você se motiva e cria uma rotina.
- Faça seus contatos saberem que você está procurando emprego. Ninguém deve ficar com vergonha de estar desempregado. Se uma pessoa deseja receber indicações para boas posições, ela precisa que todos saibam que está buscando algo. Logo, se seus amigos estiverem cientes da sua situação, poderão te ajudar com maior efetividade.
- Avalie os requisitos. Avalie todos os anúncios de vagas que interessam a você e observe quais são os requisitos. Quais deles você cumpre? Quais não cumpre completamente, mas pode cumprir fazendo um curso online gratuito, por exemplo? Vá atrás disso!
- Destaque os requisitos no seu currículo. Após avaliar o que as vagas pedem, destaque no seu currículo todos os requisitos dela que você cumpre. Escreva os termos exatamente como aparecem no anúncio, para deixar claro que você domina os conhecimentos que estão sendo solicitados.
Por fim, conforme afirmam os experts no tema, existe sim um horário em que é melhor enviar o seu currículo para uma empresa. Ao fazer isso pela manhã, as chances de ele ser visualizado no mesmo dia são maiores, o que pode garantir a tão sonhada vaga de emprego.
Segundo um estudo realizado pelo site Vagas.com, cerca de 45% dos documentos enviados são visualizados pelos recrutadores entre as duas e as cinco horas da tarde. Portanto, quanto mais cedo você enviar, melhores serão suas chances.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp