Conecte-se conosco

Saúde

Armazenar em plástico? Não para estes alimentos

Confira alguns elementos que em hipótese alguma devem ser colocados em recipientes deste material.

Publicado

em

O uso de vasilhames de plástico é bastante comum nas cozinhas brasileiras, porém estes itens não são adequados para manter o frescor de certos ingredientes. Segundo pesquisadores, alguns alimentos de origem natural não são plenamente preservados nestes potes.

Logo, os principais elementos incompatíveis são os vegetais frescos, frutas e folhas verdes, em geral. Isso ocorre porque os potes comumente utilizados não permitem que o ar circule e isso pode fazer com que o processo de deterioração de alguns alimentos seja bastante acelerado.

Quais são os principais alimentos que não devem ser guardados em plástico

O primeiro item da lista são os ovos crus. Segundo os nutricionistas, quebrar esses itens diretamente nos vasilhames plásticos também não é indicado. Tal preocupação se deve ao fato do risco de contaminação, em especial por salmonela, uma perigosa bactéria que pode ser letal para a saúde humana.

Seguidamente estão os restos de comida, como caldos e sopas. Como ocorre no primeiro exemplo, o perigo de contaminações é extremamente alto, o que torna os recipientes de plástico inadequados para armazenar esse prato.

Em terceiro lugar podemos citar os derivados do leite, como a coalhada, o requeijão e o iogurte. Tais insumos exigem estruturas específicas para garantir uma conservação adequada. Assim, a solução para contornar os problemas já citados acima neste texto seria optar por sacos plásticos herméticos.

Ao contrário do que ocorre com as vasilhas, essa opção pode garantir uma vedação realmente eficaz, preservando a segurança e a qualidade da comida, além de protegê-la contra a ação de elementos externos, como umidade, ar e microorganismos nocivos.

Por fim, se você deseja evitar a proliferação de germes e bactérias naquela refeição requentada da hora do almoço, então deve se atentar para todas essas dicas. Outra alternativa viável seria cozinhar menos e assim preparar somente a quantidade de alimentos que você e seus familiares consomem nas refeições, evitando armazenar muita coisa.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS