Economia
INSS em 2024: Saiba as novas regras da aposentadoria que vão impactar a sua vida!
Modificações previstas para o ano seguinte irão afetar a vida de muitos brasileiros.
A última reforma previdenciária resultou em diversas alterações em fatores de aposentadoria e contribuições. Agora, por exemplo, homens que começaram a contribuir em 2019 poderão se aposentar aos 65 anos de idade, após 35 anos de contribuição.
Enquanto isso, as mulheres deverão apresentar, obrigatoriamente, 62 anos de idade e 30 anos de contribuição comprovada. Por outro lado, aqueles que já trabalhavam antes de 2019 estão sujeitos a outras regras, pois encontram-se dentro do chamado período de transição.
Hoje, vamos conferir algumas das alterações mais importantes previstas para 2024. Além disso, indicaremos uma calculadora exclusiva por meio da qual será possível realizar todos os cálculos para descobrir quanto tempo falta para que você se aposente em definitivo.
Principais modificações válidas para o próximo ano
O primeiro item do qual vamos falar refere-se ao sistema de pontos. No novo modelo, cada ano em que o cidadão contribuiu soma um ponto. Além disso, cada período a mais de idade é equivalente a uma pontuação extra.
Para obter a aposentadoria em 2024, o contribuinte masculino precisará somar 101 pontos, e o público feminino, 91. Vale lembrar que esse percentual está aumentando gradativamente a cada período de 12 meses.
A próxima questão trata da idade mínima exigida para quem está no grupo de transição, que também varia com o passar do tempo. Dessa forma, as trabalhadoras precisarão ter 58 anos e os trabalhadores 63 anos, ambos com 6 meses de contribuição.
Essa exigência etária está aumentando 6 meses a cada ano e deve atingir o limite de 62 anos para mulheres em 2031 e 65 anos para homens em 2027, quando ambos passarão a cumprir a mesma norma estipulada para quem foi afetado pela reforma.
Existe também a regra do pedágio, que igualmente merece atenção. Nos novos moldes, as pessoas que precisavam de apenas 2 anos para se aposentar em 2019 deverão cumprir um percentual de 50% a mais em relação ao tempo faltante.
Isso deve ser feito até que se completem 35 anos de pagamentos para os homens e 30 para as mulheres. Portanto, cidadãos com mais de 60 anos e cidadãs com idade de 57 anos serão obrigados a quitar o pedágio de 100% do tempo que faltava para a aposentadoria definitiva.
Falando resumidamente, esse público terá que trabalhar o dobro para conseguir atingir tal meta. Por fim, existe uma calculadora criada com o objetivo de facilitar a vida daqueles que desejam saber quanto falta para obter a aposentadoria, e ela pode ser acessada neste link.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia19 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Finanças21 horas atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver