Agronegócio
A importância das baratas para o meio ambiente
Apesar de serem malvistos por muitos, esses animais existem por um motivo bastante importante.
As baratas são frequentemente vistas como insetos repulsivos e vetores de doenças e sujeira. Assim, não surpreende que a reação imediata de uma pessoa ao encontrar uma seja de gritar ou tentar esmagá-la. Contudo, de acordo com os cientistas, esses seres frequentemente malcompreendidos desempenham um papel essencial na natureza.
Estamos falando de animais que possuem habilidades únicas, as quais os capacitaram para sobreviver nos ecossistemas mais inóspitos e hostis. Assim, não é surpreendente que uma barata se alimente de praticamente qualquer coisa, sendo esse um fator-chave para garantir a continuidade da espécie.
Resumindo, elas podem consumir diversos tipos de matéria orgânica; por isso, despensas, latas de lixo e cozinhas são verdadeiros banquetes para esses espertos bichinhos. Portanto, quem não deseja ter encontros inesperados com baratas deve evitar deixar comida exposta fora da geladeira.
Como as baratas são úteis para a natureza?
Os acadêmicos alegam que, em ecossistemas saudáveis, as baratas encontram o habitat perfeito para se alimentarem, crescerem e se reproduzirem. Estes animais possuem um alto nível de resistência a condições desfavoráveis, o que lhes garante uma clara vantagem evolutiva sobre os seres humanos, por exemplo.
Nem mesmo catástrofes naturais parecem poder afetá-las muito, uma vez que, mesmo após bombardeios, terremotos e tsunamis, elas podem ser avistadas tranquilamente procurando comida e abrigo. Isso se deve, em parte, ao seu exoesqueleto extremamente durável e às habilidades reprodutivas.
Já em um ecossistema, a espécie atua na manutenção da biodiversidade, consumindo e decompondo matéria orgânica, que de outro modo demoraria muito mais para desaparecer naturalmente. Esse processo é essencial para que o solo receba nutrientes, promovendo assim a saúde dos biomas.
Lembrando que as baratas também servem como alimento para vários animais predadores, como pássaros, sapos, lagartos, aranhas, escorpiões, entre outros. Por fim, apesar de causarem bastante nojo e pavor por onde passam, esses insetos não são inúteis, como muitos os julgam, e sua presença é essencial para o equilíbrio natural da Terra.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos23 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças12 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Agronegócio5 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas