Saúde
O segredo está na fruta: como uma favorita brasileira pode melhorar sua saúde
Essa variedade é capaz de trazer diversos benefícios para quem a inclui na dieta de forma consciente.
A banana é uma fruta extremamente comum no Brasil e em diversos países tropicais, sendo uma opção de baixo custo para quem deseja levar uma vida mais saudável. É saborosa e oferece incríveis benefícios para a saúde humana.
Dentre os mais conhecidos, podemos citar a melhora da saúde óssea, por conta da abundância de potássio, o fornecimento de mais energia ao organismo e até mesmo a prevenção de doenças de cunho cardiovascular, como, por exemplo, o infarto.
Vamos conhecer outras vantagens desta fruta.
Segundo o portal internacional, a recomendação geral para as pessoas, independentemente de sua idade ou gênero, é consumir entre 22 e 34 gramas de fibra diariamente. Assim, adicionar a banana ao cardápio pode auxiliar qualquer um a alcançar essa meta, já que uma fruta média fornece 3 gramas por dia.
Conforme alguns estudos, uma maior porcentagem de fibras na dieta é capaz de diminuir o colesterol ruim no sangue, minimizando os riscos de desenvolvimento de derrames e patologias cardíacas. Além disso, o potássio também atua no controle da pressão, de acordo com a American Heart Association.
Além disso, a fruta aumenta a excreção de sódio na urina e atua no alívio da tensão entre as paredes dos vasos sanguíneos. Ademais, possui outro tipo de fibras, chamadas de prebióticos pelos médicos, de extrema importância para estimular o desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino, mantendo-o funcionando adequadamente.
Ainda segundo a Health, a banana é uma fonte rica em carboidratos, que nada mais são do que o principal depósito de combustível do corpo. Além disso, a vitamina B6 é indispensável para diversas funções e auxilia no metabolismo energético, apoiando o bem-estar cerebral.
Por fim, a fruta é riquíssima em vitamina C, de maneira semelhante às laranjas, e também fornece manganês em abundância. Ambos são minerais importantes, necessários para a ação das enzimas antioxidantes que atuam nas estruturas celulares.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp