Conecte-se conosco

Educação

Expressões Populares: Descubra a História por Trás de "Alecrim Dourado

Apesar de ser utilizada amplamente por muitas pessoas, a maioria não conhece o significado desta gíria.

Publicado

em

O Brasil é um verdadeiro caldeirão cultural, e isso se deve, em grande parte, às diversas nacionalidades que contribuíram para compor a identidade do país. Assim, não é incomum que surjam expressões icônicas, embora pouca gente realmente as entenda, como, por exemplo, “alecrim dourado“.

Tal titularidade é utilizada com sarcasmo por quem a profere e geralmente serve para se referir a pessoas arrogantes e de grande ego. Porém, antes de entendermos a história por trás disso, precisamos compreender que a expressão provém de uma antiga cantiga portuguesa que foi abrasileirada posteriormente. Vamos descobrir mais?

Como surgiu a gíria tão usada pelos famosos?

Como foi dito anteriormente, a expressão que está na moda, principalmente entre artistas e famosos nacionais, surgiu devido a uma cantiga de roda lusitana. Sua versão brasileira é bastante conhecida, sobretudo pelas gerações da década de 1990 para trás, época em que esse tipo de brincadeira era muito popular entre as crianças.

“Alecrim, alecrim dourado / que nasceu no campo / sem ser semeado. // Foi meu amor / que me disse assim / que a flor-do-campo é o alecrim.”

A versão mostrada acima é a adaptação feita em nosso país, e a composição original é um tanto quanto diferente, recebendo a curiosa denominação de “Alecrim aos Molhos“. Inclusive, quem deseja conferir como a canção fica cantada pode acessar o YouTube e escutar na íntegra.

“Alecrim, alecrim aos molhos / por causa de ti / choram os meus olhos. / Ai, meu amor / quem te disse a ti / que a flor do monte era o alecrim? / Alecrim, alecrim dourado / que nasce no monte / sem ser semeado.”

Assim, como a própria letra nos conta, a referida planta nasce sozinha no campo, sem precisar que ninguém tenha semeado a terra, inferindo que ela seria perfeita e teria se criado sem o auxílio de terceiros. Portanto, a expressão pejorativa moderna é usada com ironia, para definir um indivíduo que se considera exclusivo ou o centro de tudo.

Portanto, quando alguém diz que a outra pessoa é um “alecrim dourado“, ela, na verdade, está se valendo desse sentido figurado com puro sarcasmo para dizer que o alvo da piada se acha melhor do que realmente é. Ou seja, não se trata de forma alguma de um elogio, e sim de uma crítica!

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS