Conecte-se conosco

Saúde

Surpresas no Seu Corpo: O que Acontece com seu Fígado ao Parar de Beber

Pensar em parar de beber é uma decisão que pode salvar sua vida e melhorar significativamente sua saúde. Entenda!

Publicado

em

Quando se trata da saúde do fígado, a bebida alcoólica pode ser um verdadeiro vilão. Esse órgão vital, o maior dentro do nosso corpo, trabalha dia e noite para filtrar o que comemos e bebemos, inclusive o álcool. Mas, você já pensou no que acontece com ele quando você decide parar de beber?

Os danos do álcool ao fígado e as razões para parar de beber

O consumo excessivo de álcool pode causar sérios problemas. O professor associado de hepatologia Ashwin Dhanda, da Universidade de Plymouth, explica: “No início, o álcool torna o fígado gorduroso, inflamando o órgão. Em resposta, ele tenta curar-se, produzindo tecido cicatricial. Se isso continuar sem controle, o órgão todo pode se tornar uma rede de cicatrizes com pequenas partes saudáveis – quadro que é conhecido como cirrose”. A cirrose é uma condição grave, que pode levar a sintomas como pele amarelada, inchaço e até alterações mentais.

Apesar dos danos que o álcool pode causar, o fígado tem uma incrível capacidade de recuperação. Segundo Dhanda, “o fígado pode voltar a funcionar perfeitamente com apenas duas semanas de abandono do álcool. Interromper a bebida por vários meses permite que o órgão se cure e volte ao normal”. Isso é uma ótima notícia para quem pensa em reduzir ou parar o consumo de bebidas alcoólicas.

Os desafios da abstinência

Deixar de beber pode ser um desafio, especialmente para quem já desenvolveu uma dependência. A abstinência pode causar tremores, suor e, em casos graves, alucinações e convulsões. Dhanda destaca a importância do suporte médico e psicológico para quem deseja parar de beber de maneira segura e eficaz. “Para salvar o seu fígado, primeiro é importante salvar a si”, afirma ele.

É importante lembrar que os problemas causados pelo álcool não se limitam ao fígado. O consumo excessivo está relacionado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo o de pâncreas e o de cólon.

Portanto, parar de beber pode fazer maravilhas pela sua saúde. Dhanda ressalta: “o fígado não é o único a se beneficiar com a decisão de parar de beber. No entanto, saiba que, uma vez comprometido, o órgão não cresce de volta. Ele pode se curar se estiver danificado, mas não consegue voltar se morrer”. Portanto, essa decisão pode salvar sua vida.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS