Economia
Não fique de fora: quem deve realizar a prova de vida automática do INSS este ano
Este ano, cerca de 17 milhões de beneficiários terão sua prova de vida confirmada de forma automática pelo INSS. Entenda mudança!
Em 2024, o processo de prova de vida para aposentados e pensionistas ficará mais simples, graças a uma nova iniciativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, não será mais necessário se deslocar até os bancos para comprovar que está vivo.
O INSS vai verificar automaticamente essas informações por meio de um sistema que analisa atividades cotidianas registradas em diversas bases de dados governamentais e de parceiros.
Procedimento automatizado de prova de vida
Este ano, cerca de 17 milhões de beneficiários terão sua prova de vida confirmada de forma automática pelo INSS. Isso será possível por meio do cruzamento de dados, como declarações de Imposto de Renda, contratos de crédito consignado, registros de vacinação e atendimentos no sistema de saúde público.
Por exemplo, se você se vacinar contra a gripe, essa informação chega ao INSS e conta como um indicativo de que você está vivo.
Dados utilizados para a comprovação
O INSS vai usar uma variedade de informações para confirmar a vida dos beneficiários. Entre elas, estão o uso do aplicativo Meu INSS, empréstimos consignados com reconhecimento biométrico, atendimentos presenciais em agências do INSS, vacinação e até mesmo a votação nas eleições.
Se ao longo do ano, suas atividades em bases de dados parceiras forem suficientes, o INSS considerará a prova de vida feita, mantendo seu benefício ativo.
A prova de vida ainda será feita no mês de aniversário do beneficiário. O INSS terá até dez meses após essa data para realizar a comprovação automaticamente. Caso não consiga, o beneficiário terá mais 60 dias para comprovar sua situação.
E se a prova de vida não for comprovada automaticamente?
Se o INSS não conseguir comprovar a prova de vida automaticamente, o beneficiário será notificado e terá 60 dias para realizar alguma das atividades que possam ser registradas nas bases de dados do governo. Se, mesmo após a notificação, a prova de vida não for realizada, o INSS poderá realizar uma pesquisa externa, visitando o endereço do beneficiário.
É crucial manter seu endereço e contato atualizados no Meu INSS para evitar complicações. Caso o benefício seja bloqueado, você ainda tem 30 dias para regularizar a situação, podendo fazer a prova de vida em um banco ou em uma agência do INSS.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia12 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia18 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?