Educação
Boa notícia: MEC incentiva mensalidades reduzidas para estudantes do Fies
Medida do MEC visa tornar a educação superior mais acessível para quem utiliza o Fies.
O Ministério da Educação (MEC) deu um passo importante para ajudar os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), incluindo aqueles do Fies Social, a enfrentarem os custos da educação superior.
O que muda?
Na sexta-feira, 22 de março, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 239/2024, que vem para modificar a Portaria nº 209/2018, ajustando as normas relativas às cobranças de encargos educacionais feitas pelas universidades que fazem parte do Fies.
A principal mudança trazida pela nova portaria é a possibilidade de as instituições de ensino superior oferecerem valores de mensalidades reduzidos para os estudantes que fazem parte do Fies ou do Fies Social. Isso significa que esses alunos poderão pagar menos do que os demais estudantes que não fazem parte do programa.
Segurança jurídica para as instituições
A atualização na portaria traz também segurança jurídica para as universidades participantes do Fies. Elas agora podem oferecer benefícios financeiros aos alunos do Fies Social sem a necessidade de estender esses mesmos benefícios a todos os estudantes do programa.
Isso permite que as instituições possam apoiar de forma mais eficaz os estudantes que mais precisam, sem comprometer suas políticas internas de cobrança.
Proibição de discriminação
Além disso, a portaria reafirma a proibição de qualquer tratamento discriminatório entre os estudantes financiados pelo Fies e os demais alunos da instituição.
Essa regra se aplica tanto às cláusulas contratuais de prestação de serviços educacionais quanto a acordos firmados pela instituição de ensino com outras entidades, sejam elas públicas ou privadas.
A intenção é garantir que todos os estudantes tenham acesso igual às oportunidades de educação, sem diferenciações injustas baseadas na forma como financiam seus estudos.
Essa medida do MEC visa tornar a educação superior mais acessível para quem utiliza o Fies, oferecendo a chance de investir em sua formação com um peso financeiro um pouco mais leve.
Com informações do Gov.br.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos21 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia24 horas atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças9 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples