Economia
Enem: Pedidos de isenção da taxa podem ser feitos até sexta-feira
Exame Nacional do Ensino Médio.
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina na próxima sexta-feira, dia 26. Os pedidos devem ser realizados através da Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br.
Estão aptos a obter a isenção os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024 em escola pública, bem como aqueles que cursaram todo o ensino médio em instituição pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, podem ser beneficiados os participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação, assim como os estudantes de famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Para aqueles que obtiveram isenção no Enem 2023, mas não compareceram aos dois dias de exame e desejam participar da edição de 2024 de forma gratuita, é necessário justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.
O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, os resultados do exame são utilizados como critério em processos seletivos, e também são relevantes para acesso a programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação educacional realizada no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC). Criado em 1998, inicialmente com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país, o Enem passou por diversas transformações ao longo dos anos e se tornou uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil.
O Enem é aplicado anualmente e abrange quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, os participantes também precisam realizar uma redação.
Os resultados do Enem são utilizados de diversas maneiras:
Acesso ao ensino superior: O Enem é utilizado como critério de seleção em diversas instituições de ensino superior do país, tanto públicas quanto privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de processos seletivos próprios das instituições.
Certificação do ensino médio: Para os participantes que não concluíram o ensino médio na idade adequada, o Enem oferece a possibilidade de obtenção do certificado de conclusão, desde que alcancem a pontuação mínima estabelecida pelo MEC.
Acesso a programas governamentais: Os resultados do Enem também são utilizados como critério para acesso a programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Ciência sem Fronteiras.
Além disso, o Enem tem sido utilizado como ferramenta de diagnóstico da qualidade da educação básica no país e como instrumento de democratização do acesso ao ensino superior, possibilitando que estudantes de diferentes origens e regiões do Brasil concorram a vagas em universidades e faculdades.
(Com Agência Brasil).

-
Finanças13 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo5 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio17 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento