Empresas
Para CEO, Tesla pode valer US$ 30 tri
Fabricante de veículos elétricos.
Depois de Cathie Wood estabelecer um preço-alvo de US$ 2.600 para as ações da Tesla na última semana, Elon Musk elevou ainda mais as expectativas. O número apresentado por Wood, uma meta para 2029 divulgada na quarta-feira, representa um valor de mercado de aproximadamente US$ 8 trilhões. Destes, cerca de US$ 1 trilhão seriam atribuídos à empresa automotiva, mais de US$ 5 trilhões à tecnologia de direção autônoma, e o restante distribuído entre outros negócios da Tesla, como armazenamento de energia.
Durante a assembleia anual de acionistas da Tesla, Musk reafirmou sua visão sobre direção autônoma e mencionou que o negócio de robôs humanoides poderia ser ainda mais promissor. A Tesla está desenvolvendo um robô humanoide com inteligência artificial chamado Optimus, destinado a ser usado em fábricas para montagem contínua de produtos ou até mesmo em residências para facilitar tarefas diárias.
“Eu acredito que, quando atingirmos um volume significativo, a Tesla poderá gerar aproximadamente US$ 1 trilhão de lucro por ano com o Optimus”, disse Musk. “Se considerarmos um múltiplo preço-lucro de, digamos, 20 ou 25, isso implicaria em um valor de mercado entre US$ 20 trilhões e US$ 25 trilhões exclusivamente com o Optimus.”
Concordando com a avaliação de Wood, Musk vislumbra que a Tesla poderia alcançar um valor de mercado de US$ 30 trilhões, o que também elevaria sua própria fortuna para aproximadamente US$ 6 trilhões.
Tesla
A Tesla anunciou o recall de mais de 125.000 veículos nos EUA devido a um problema de software que impede a ativação do sistema de aviso do cinto de segurança, aumentando o risco de lesões em caso de acidente.
Os modelos afetados incluem o Tesla Model S fabricados entre 2012 e 2024, Model Y de 2020 a 2023, Model X de 2015 a 2024, e Model 3 de 2017 a 2023, segundo um comunicado da Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA).
Embora não tenham sido relatadas colisões, fatalidades ou lesões associadas ao defeito, a Tesla identificou 104 reclamações de garantia potencialmente relacionadas, conforme indicado no documento.
Em resposta, a empresa lançará uma atualização de software gratuita over-the-air para os veículos afetados, eliminando a dependência do sensor de ocupação do assento.
NHTSA
Em termos numéricos, a NHTSA informou que a Tesla já convocou aproximadamente 2,5 milhões de veículos durante seis recalls ocorridos este ano, o segundo maior número de carros recolhidos por um fabricante nos EUA em 2024, ficando atrás apenas dos mais de 3 milhões de veículos recolhidos pela Ford, que realizou 26 recalls.
A NHTSA também solicitou dados adicionais dos motoristas da Tesla para analisar o software Autopilot, diante de várias preocupações levantadas após um recall da empresa em dezembro, que aparentemente não resolveu os problemas com o sistema. Os reguladores identificaram 20 acidentes adicionais após a atualização emitida pela montadora. Caso a Tesla não coopere com a investigação da agência sobre o Autopilot, a empresa pode enfrentar multas diárias de até US$ 27.168 por violação, totalizando até US$ 135 milhões.
(Com Agências Internacionis).
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