Conecte-se conosco

Mundo

Grécia desafia tendência e adota semana de 6 dias de trabalho

País decretou trabalho de 6 dias; medida entra em vigor no próximo mês.

Publicado

em

A Grécia introduziu recentemente uma semana de trabalho de 6 dias, indo na contramão da tendência mundial de redução da carga horária.

Aprovada em setembro do ano passado, a nova lei laboral do país entra em vigor a partir do dia 1º de julho e estabelece que os profissionais do setor privado poderão trabalhar 48 horas semanais, cumprindo um dia a mais do que é comum em muitos países.

Semana de 6 dias na Grécia: entenda a decisão

A decisão foi tomada após problemas de produtividade no país, que levaram muitos trabalhadores a fazerem horas extras não remuneradas. Também houve uma escassez de trabalhadores qualificados devido à diminuição da população grega.

O objetivo do governo é combater o trabalho não declarado, oferecer flexibilidade e aumentar vagas de emprego em geral.

De acordo com a nova lei, instalações industriais e de manufatura selecionadas, assim como empresas que prestam serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, poderão estender a semana de trabalho além dos cinco dias tradicionais.

No entanto, os trabalhadores dos setores de alimentação e turismo não estão inclusos nessas regras.

Grécia preferiu aumentar jornada de trabalho, enquanto muitos outros países visam diminuí-la – Imagem: reprodução

Os trabalhadores que dedicarem tempo extra receberão um acréscimo de 40% durante as oito horas adicionais e 115% do seu salário normal se trabalharem em feriados.

Os empregadores que optarem pela semana de trabalho de 48 horas terão de notificar os funcionários com pelo menos 24 horas de antecedência e não serão permitidas horas extras além das oito horas.

Apesar dos argumentos do governo grego, a nova lei gerou controvérsia. Críticos apontam que as inspeções do trabalho são praticamente inexistentes na Grécia, o que torna a semana de trabalho de seis dias uma medida sem garantias reais para os profissionais.

A discussão sobre a eficácia e os impactos dessa mudança na legislação trabalhista certamente continuará nos próximos meses.

A introdução da semana de trabalho de 6 dias na Grécia representa uma decisão polêmica que vai na contramão das tendências internacionais.

Cabe aos trabalhadores, empregadores e autoridades locais acompanharem de perto os efeitos da medida para garantir que ela realmente contribua para a melhoria das condições e do mercado de trabalho no país.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS