Conecte-se conosco

Empresas

Eletrobras conclui venda de complexo eólico no Piauí

Companhia também implementou parceria com a Suzano.

Publicado

em

A Eletrobras (ELET3; ELET6) finalizou a venda de sua participação minoritária de 49% em 15 Sociedades de Propósito Específico (SPEs) que compõem o complexo eólico de Chapada do Piauí I e Chapada do Piauí II para o Infraestrutura Brasil Holding XX, administrado pelo Pátria Investimentos, e para a Invenergy Wind South America.

O complexo eólico tem uma capacidade instalada total de 377,5 MW. A transação foi anunciada em dezembro, quando foi divulgado que a participação nessas entidades estava avaliada em R$ 222 milhões no final do terceiro trimestre de 2023, e que elas registraram um prejuízo por equivalência patrimonial de R$ 9,8 milhões em 2022.

Na última semana, a companhia e a Suzano assinaram um acordo para colaborar no desenvolvimento de soluções sustentáveis, incluindo hidrogênio renovável e e-metanol. As empresas estão empenhadas em pesquisas para determinar a viabilidade da construção de uma unidade de produção de combustíveis sintéticos.

Conforme o acordo, discutido desde o ano passado, as companhias irão avaliar a produção de combustíveis “verdes” a partir do CO2 biogênico, um subproduto do processo produtivo de celulose da Suzano. Esse CO2 biogênico, gerado pela queima de biomassa e licor negro na produção de celulose, pode ser capturado e combinado com hidrogênio renovável produzido via eletrólise da água, para criar combustíveis sintéticos limpos. Esse processo é visto como promissor em termos de demanda potencial e escalabilidade.

Eletrobras (ELET3; ELET6)

Um dos principais focos será o e-metanol, considerado uma alternativa promissora para reduzir a pegada de carbono no setor de transportes e logística. “A produção de e-metanol, um dos candidatos mais prováveis para substituir combustíveis fósseis na indústria marítima, poderia significativamente contribuir para a transição energética global e a descarbonização”, afirmou Paulo Squariz, diretor de Energia da Suzano, em comunicado.

A companhia

A Eletrobras é uma das maiores empresas de energia da América Latina e uma das principais do setor elétrico no Brasil. Ela foi fundada em 1962.

Seu principal foco é a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A empresa opera um vasto parque gerador, predominantemente hidrelétrico, incluindo usinas como Itaipu, Belo Monte, e outras localizadas em diferentes regiões do país.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS