Investimentos
Pesquisa revela o que a Geração Z procura em um imóvel
Levantamento indica as demandas feitas por essa geração para que um imóvel se adapte ao seu estilo de vida.
Embora a geração Z seja conhecida pela preocupação financeira, uma pesquisa da Brain Estratégia mostra que 37% desse grupo pretende adquirir um imóvel, superando os 30% da geração Y, nascidos na década de 1980.
Muitas são as características que um imóvel precisa ter para conquistar a geração Z. Segundo especialistas, trata-se de compradores que valorizam experiências autênticas, conectividade digital e sustentabilidade.
Por isso, compreender o que deseja essa geração é fundamental para manter o mercado mobiliário ativo.
Atualmente, os jovens procuram muito mais do que um lugar para viver, eles buscam um espaço que atende o seu estilo de vida. Abaixo, há as principais exigências da geração Z na procura de um imóvel.
Geração Z busca vários detalhes em um imóvel – Foto: Canva/Reprodução
Praticidade
A geração Z valoriza locais com fácil acesso a serviços, transporte, entretenimento e cultura. Por isso, imóveis em áreas bem localizadas, próximos aos centros urbanos, são altamente apreciados.
Outra característica é a flexibilidade e versatilidade, gerando uma crescente demanda por espaços adaptáveis a diferentes necessidades e atividades.
Condomínios que oferecem coworkings, academias e áreas de lazer são especialmente atraentes, pois proporcionam um ambiente que atende a vários aspectos do estilo de vida moderno desses jovens.
Tecnologia
Para a geração Z, a tecnologia é essencial. Por isso, imóveis com sistemas de automação residencial, dispositivos inteligentes e conectividade de alta velocidade são um grande diferencial para o grupo.
Esse grupo deseja que seus lares sejam tão conectados quanto suas vidas digitais, permitindo o controle de segurança e eletrodomésticos diretamente pelo smartphone.
Sustentabilidade
Além disso, a geração Z possui uma forte consciência ambiental e prefere casas construídas com materiais sustentáveis e que utilizem fontes de energia renovável.
O grupo está disposto, inclusive, a pagar a mais por propriedades que demonstrem um compromisso claro com a sustentabilidade.
Natureza
A conexão com a natureza é essencial para a geração Z. Condomínios que oferecem jardins internos, áreas verdes e proximidade com parques são altamente valorizados.
Eles buscam um equilíbrio entre a vida urbana e a natureza, preferindo espaços que permitam relaxar e se reconectar com o ambiente natural, o que contribui para uma melhor qualidade de vida.
Home office
O home office se intensificou durante a pandemia da Covid-19. A geração Z é bastante adepta a esse formato de trabalho, e aspectos adaptáveis para o trabalho remoto são fundamentais.
Neste sentido, imóveis que oferecem ambientes apropriados para home office são cada vez mais procurados por esses jovens.
Área para pets
A geração Z tem uma forte paixão por animais de estimação. Condomínios que oferecem áreas dedicadas para pets, como parques ou pet shops integrados, são um grande diferencial.
Considerando seus pets parte da família, esses jovens valorizam moradias que oferecem um ambiente amigável e acolhedor para seus companheiros de quatro patas.

-
Tecnologia2 dias atrás
Saíram de moda: 6 apps que se tornaram obsoletos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Nokia aposta na simplicidade e retorna ao mercado de celulares
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Entrevistas de emprego: 4 mentiras muito comuns mas que você deve evitar
-
Tecnologia21 horas atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Finanças2 dias atrás
Não consegue guardar dinheiro? Conheça 10 estratégias eficazes para poupar
-
Empresas17 horas atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Criptomoedas1 dia atrás
Quer investir em bitcoin? Veja como começar do jeito certo
-
Empresas3 horas atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn