Empresas
EDP irá fornecer energia renovável à Google nos EUA
Companhia portuguesa também tem atuação no Brasil.
A EDP, por meio da EDP Renováveis, firmou um contrato de aquisição de energia (PPA, na sigla em inglês) com a Google. Segundo o acordo, a gigante norte-americana comprará, durante 15 anos, eletricidade gerada por um novo projeto fotovoltaico da empresa portuguesa nos Estados Unidos.
Em comunicado ao mercado, a EDP Renováveis informou que a central solar, com capacidade de 100 megawatts (MW), será instalada no estado de Indiana e deverá entrar em operação em 2025. O projeto, desenvolvido em uma antiga área de mineração de carvão, faz parte de uma comunidade de energia.
“O projeto irá reforçar o objetivo da Google de operar continuamente com energia livre de carbono em todas as redes onde atua até 2030”, destacou a EDP Renováveis no comunicado.
Atualmente, a capacidade solar da EDP na América do Norte, considerando projetos em operação e em construção, totaliza 3,1 gigawatts (GW). A empresa sublinha que a assinatura de contratos de longo prazo reforça seu “perfil de baixo risco”, permitindo o desenvolvimento de projetos com “visibilidade a longo prazo”.
Este projeto em Indiana se junta a outros esforços da EDP para o setor tecnológico. Em junho, a empresa anunciou um conjunto de contratos com uma tecnológica norte-americana para fornecer suas operações europeias com eletricidade solar proveniente de centrais fotovoltaicas na Itália, Alemanha e França, com uma capacidade total de 133 MW.
EDP
A EDP (Energias de Portugal, S.A.) é uma das maiores empresas de energia de Portugal e um dos principais players no setor energético global. Fundada em 1976, a EDP tem uma presença significativa em vários segmentos da cadeia de valor da energia, incluindo geração, distribuição e comercialização de eletricidade, bem como distribuição e comercialização de gás.
Principais Áreas de Atuação
Geração de Energia
- Energias Renováveis: A EDP é líder na produção de energia renovável, especialmente através da sua subsidiária EDP Renováveis (EDPR), que opera parques eólicos e solares em vários países.
- Hidroelétricas: Em Portugal, a EDP possui e opera várias centrais hidroelétricas, sendo uma das maiores geradoras de energia hídrica do país.
- Termoelétricas: A empresa também possui e opera centrais termoelétricas, embora tenha uma forte estratégia de transição energética para reduzir a dependência de fontes fósseis.
Distribuição de Energia
A EDP Distribuição, agora chamada E-REDES, é responsável pela distribuição de eletricidade em Portugal, gerenciando uma vasta rede de infraestruturas que asseguram o fornecimento de energia elétrica a milhões de clientes.
Comercialização de Energia
A EDP Comercial é a subsidiária responsável pela venda de eletricidade e gás a clientes residenciais, comerciais e industriais em Portugal e em outros mercados.
Gás Natural
A EDP também está envolvida na distribuição e comercialização de gás natural em Portugal, oferecendo soluções energéticas integradas.
Sustentabilidade e Inovação
A EDP é reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. A empresa tem investido significativamente em projetos de energia renovável e em iniciativas de eficiência energética. A EDP Renováveis é um exemplo desse compromisso, sendo uma das maiores empresas de energia renovável do mundo, com operações em vários continentes.
Expansão Internacional
Além de sua forte presença em Portugal, a EDP tem uma significativa operação internacional, com atividades na Espanha, Brasil, Estados Unidos e outros países. A empresa tem ampliado sua atuação global através de aquisições estratégicas e desenvolvimento de novos projetos, especialmente em energias renováveis.

-
Tecnologia13 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia10 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo21 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?