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Estes 8 erros podem fazer a sua franquia FALIR rapidamente

Mercado é popular no Brasil, mas não garante sucesso imediato.

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No Brasil, o setor de franquias cresceu 8,4% em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Apenas no ano passado, a atividade movimentou cerca de R$ 220 bilhões no país.

A diferença do mercado de franquias é já contar com marcas consolidadas e novas oportunidades surgindo constantemente.

Por isso, o ramo é considerado atrativo tanto para investidores quanto para aqueles que querem empreender.

No entanto, nem todas as histórias são de sucesso. É comum que franqueados enfrentem desafios no início da empresa. O principal motivo é a falta de capacitação e de conhecimento sobre o modelo de negócios.

O primeiro passo para evitar tais falhas é conhecê-las. Por isso, separamos os principais erros para você saber o que evitar ao abrir sua franquia.

Mercado de franquias não é segredo de sucesso, é preciso cuidado – Foto: Canva Pro/Reprodução

1. Escolha inadequada da franquia

É comum que os franqueados optem por determinada franquia apenas pelo potencial de lucro, esquecendo-se de considerar se a marca e o modelo de negócios estão alinhados com seus valores e interesses.

Para ter sucesso, é crucial que o franqueado acredite na missão da empresa e se sinta motivado a representá-la.

Como evitar:

Pesquise a fundo sobre a franquia, converse com outros franqueados e avalie se você se identifica com os valores e a missão da empresa.

2. Falta de capital de giro

Não ter um capital de giro também pode ser um pecado na hora de iniciar uma franquia. Afinal, é preciso ter um investimento que mantenha o negócio funcionando até que ele comece a gerar lucro.

Além do aporte inicial, é imprescindível ter um planejamento financeiro que inclua um capital de giro robusto para enfrentar os primeiros meses de operação.

Como evitar:

Faça um planejamento financeiro detalhado e tenha uma reserva de emergência que cubra pelo menos seis meses de operação.

3. Gestão falha

Nem todo empresário é um bom líder, reconhecer isso é importante. A boa notícia é que os franqueados podem contar com o apoio da franqueadora para fornecer treinamentos regulares.

Como evitar:

Invista em desenvolvimento pessoal e em treinamentos de liderança. Utilize os recursos oferecidos pela própria franqueadora.

4. Ponto comercial desfavorável

É comum a escolha falha do ponto comercial. Os principais fatores para determinar a localização da franquia tendem a ser custo e conveniência.

Como evitar:

Realize uma análise de mercado e considere fatores como acessibilidade, visibilidade e fluxo de pessoas antes de escolher o ponto comercial.

5. Falta de inovação

É importante que um empresário saiba como se manter competitivo. Franqueados que seguem rigidamente um modelo de negócios sem considerar as demandas e realidades locais ou as mudanças no comportamento do consumidor podem enfrentar dificuldades.

Como evitar:

Mantenha-se atualizado com as tendências do mercado e adapte suas estratégias conforme necessário.

6. Ausência de comunicação com a franqueadora

Um dos principais benefícios da franquia é ter um franqueador disponível. Mas inúmeros franqueados não usam isso a seu favor.

É crucial manter essa parceria que, inclusive, pode ajudar a evitar problemas importantes, afinal, todos saem ganhando.

Por isso, é fundamental que os franqueados se sintam à vontade para dar feedback e solicitar ajuda quando necessário.

Como evitar:

Estabeleça canais de comunicação claros e frequentes com a franqueadora. Participe de reuniões e treinamentos oferecidos pela rede.

7. Desconhecimento sobre a concorrência

Faça sempre uma análise de concorrência. Muitos franqueados ignoram isso, mas esse estudo ajuda a entender suas estratégias e identificar chances de diferenciação para se destacar no mercado.

Como evitar:

Realize uma análise detalhada da concorrência e desenvolva estratégias para ficar em evidência no seu segmento.

8. Falta de investimento em marketing

Não é raro encontrar franqueados que não dão importância para as campanhas de marketing adaptadas às características e necessidades da comunidade. Esse é um erro que pode custar caro.

Como evitar:

Desenvolva um plano de marketing local que considere as especificidades da sua região. Utilize mídias sociais e outras plataformas para alcançar seu público-alvo.

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

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