Moedas
Dólar está em alta por influência do ‘carry trade’, mas o que é isso?
Alta do dólar é o assunto do momento e, com isso, o termo ‘carry trade’ veio à tona. Entenda o que ele significa, afinal.
A alta do dólar em relação ao real tem gerado preocupação e curiosidade. Muito se comenta sobre as flutuações econômicas, mas pouco se sabe sobre o real motivo desse aumento e no que ele influencia a vida das pessoas.
Parte da população, que depende de importações ou que fez um planejamento para viagem ao exterior, acompanha tal alta e já se prepara para gastar mais que o planejado anteriormente.
Um dos fatores que afeta a cotação da moeda americana no Brasil é o carry trade. Mas, afinal, como ele funciona? Como causa tanto impacto? Neste conteúdo, falamos mais sobre esse item importante e pouco conhecido!
O que é o termo ‘carry trade’ e qual seu impacto na alta do dólar – Imagem: Panchenko Vladimir/Shutterstock
O que é carry trade?
O carry trade é uma estratégia utilizada por investidores, em que eles tomam emprestado dinheiro em uma moeda com taxa de juros baixa e investem em outra moeda que oferece uma taxa de juros mais alta de retorno. O principal objetivo é lucrar com a diferença entre as taxas de juros dos dois países.
Apesar de comum no mercado financeiro, por gerar grandes lucros para investidores, também traz grandes riscos já que o investidor pode acabar perdendo dinheiro ao tentar pagar o empréstimo.
Isso ocorre quando a moeda em que o dinheiro foi emprestado (como o dólar) se valoriza em relação à moeda em que o dinheiro foi investido (como o real).
Carry trade e o aumento do dólar
Muitos fatores colaboram para a alta do dólar no Brasil durante as transações de carry trade, como as incertezas políticas ou econômicas no Brasil ou mudanças nas taxas de juros internacionais.
Quando os investidores realizam carry trade, há um aumento na demanda pela moeda de investimento, o que pode afetar diretamente sua cotação. Tal prática impacta o mercado cambial, especialmente no caso do dólar.
Isso porque, quando há alterações nas expectativas de juros ou na economia de um dos países envolvidos, os investidores rapidamente desfazem suas posições, vendendo a moeda e gerando um movimento brusco no mercado cambial.
Esse aumento do dólar, por sua vez, pode ser impulsionado por diversos fatores, como a elevação das taxas de juros nos Estados Unidos, tornando essa moeda mais atraente e elevando a demanda por ativos em dólares, o que gera seu ciclo de valorização.
Muitos ainda não entendem a ligação da alta do dólar com o impacto na economia brasileira e chegam a desacreditar que esses fatores afetem a população. Um dos efeitos mais diretos é o aumento dos preços de produtos importados.
Desde eletrônicos até matérias-primas, a alta do dólar encarece o custo de produtos que dependem de componentes internacionais.
Outra consequência importantíssima é a inflação que causa elevação dos preços no mercado interno, levando a uma alta generalizada e prejudicando o poder de compra dos consumidores.
-
Política13 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Finanças2 dias atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Economia1 dia atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas
-
Curiosidades1 dia atrás
Marca de cerveja favorita dos brasileiros NÃO é a mais consumida
-
Saúde1 dia atrás
Reembolso do plano de saúde é direito garantido, mas só em alguns casos