MEI
MEI que não faz ISTO pode perder seus direitos previdenciários
Deixar obrigações de lado pode prejudicar o recebimento de certos benefícios.
Nos últimos anos, o Microempreendedor Individual (MEI) tem se consolidado como uma importante alternativa para milhares de empreendedores no Brasil.
Com benefícios como a redução da carga tributária, facilidade na abertura do negócio e acesso a direitos previdenciários, o MEI tem atraído cada vez mais pessoas que desejam formalizar suas atividades e obter mais segurança jurídica.
Além disso, a crise econômica vivenciada no país nos últimos anos tem impulsionado o crescimento do MEI, já que muitas pessoas perderam seus empregos formais e viram no empreendedorismo uma oportunidade de recomeçar.
Para quem deseja se aventurar como MEI, é importante entender certos detalhes para garantir o acesso aos benefícios previdenciários e não perdê-los.
Assegurando os direitos previdenciários
De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, ao se cadastrar como MEI, o empresário passa a ter direito a benefícios como aposentadoria por idade e por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte.
No entanto, é importante ressaltar que para ter acesso a esses benefícios é necessário manter em dia o pagamento do DAS, que corresponde a 5% do salário-mínimo mais o imposto, que varia conforme a atividade exercida.
A inadimplência com o DAS pode acarretar diversos prejuízos para o microempreendedor. Inicialmente, o tempo de inadimplência não será contabilizado para nenhum benefício previdenciário.
Regime MEI contempla inúmeras atividades profissionais – Imagem: reprodução
Além disso, benefícios não programados podem ser negados, pois o contribuinte pode não preencher a carência ou não manter a qualidade de segurado.
Caso o MEI fique inadimplente com as contribuições, será necessário recolher as parcelas em atraso, acrescidas de multa e juros.
A inadimplência também pode acarretar o cancelamento do CNPJ do empresário e na inscrição em dívida ativa perante a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
Por isso, é de suma importância que o microempreendedor esteja atento e em dia com o pagamento do DAS, garantindo assim o acesso aos benefícios previdenciários a que tem direito.
Em caso de dificuldades, é importante buscar uma assessoria especializada que possa auxiliar na regularização da situação e na garantia dos direitos previdenciários do MEI.
A segurança na prestação de um serviço depende, em grande parte, da regularidade das contribuições previdenciárias.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025