Empresas
Google obtém uma vitória em tribunal da União Europeia
Empresa é uma big tech.
O Tribunal Geral da União Europeia decidiu dia 17 anular uma multa de 1,49 bilhão de euros (cerca de US$ 1,7 bilhão) imposta ao Google em 2019 pela Comissão Europeia. A penalidade foi aplicada após acusações de que a empresa teria abusado de seu domínio de mercado com o produto AdSense for Search, mas a gigante da tecnologia contestou a decisão e levou o caso aos tribunais.
A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, havia acusado o Google de impor cláusulas restritivas em contratos com sites de terceiros que usavam o AdSense for Search, um serviço que permitia aos proprietários de sites exibir anúncios em seus resultados de pesquisa. A alegação era de que essas restrições impediam a concorrência, já que rivais do Google não poderiam colocar seus anúncios nesses sites.
Apesar de o Tribunal Geral ter confirmado “a maioria das conclusões” da Comissão, ele anulou a multa bilionária, argumentando que a Comissão “não considerou todas as circunstâncias relevantes ao avaliar a duração das cláusulas contratuais” que o Google teria utilizado de maneira abusiva.
Em resposta, um porta-voz do Google afirmou que a empresa está revisando a decisão, mas destacou que as mudanças nos contratos já haviam sido implementadas em 2016, antes da multa ser aplicada. “Estamos satisfeitos que o tribunal tenha reconhecido erros na decisão original e anulado a multa”, afirmou o representante da empresa.
A Comissão Europeia, por sua vez, disse que está analisando o julgamento e considerando os próximos passos, o que pode incluir um recurso ao Tribunal de Justiça da União Europeia, a mais alta instância do bloco.
Esse caso é apenas um dos vários processos recentes envolvendo grandes empresas de tecnologia na Europa. No início deste mês, o Tribunal de Justiça da UE manteve uma multa de 2,4 bilhões de euros contra o Google por abusar de sua posição ao favorecer seu próprio serviço de comparação de preços. Além disso, a Apple foi condenada a pagar 13 bilhões de euros em impostos atrasados à Irlanda, encerrando um longo processo judicial.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp