Empresas
Eletrobras: Comissão debate cobertura de saúde dos funcionários
Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados.
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (3) uma audiência pública para discutir a situação da cobertura de saúde dos empregados da Eletrobras (ELET3; ELET6), dois anos após a privatização da empresa, em 2022. O encontro acontecerá no plenário 12, às 14 horas, e foi solicitado pela deputada Erika Kokay (PT-DF).
Segundo a deputada, a transição do modelo de saúde da empresa, que anteriormente era gerido por empresas de autogestão sem fins lucrativos, para um modelo de mercado administrado por convênios privados, pode trazer impactos negativos para os trabalhadores. Kokay destacou que essas mudanças podem alterar tanto as condições quanto os custos do acesso aos serviços de saúde.
“A privatização traz prejuízos concretos para os trabalhadores ativos, e, por isso, a Eletrobras decidiu manter os planos de autogestão em algumas localidades”, explicou Kokay. Ela também alertou para o aumento de custos para os aposentados, que poderão enfrentar mensalidades mais altas, coparticipações em consultas e procedimentos, além de uma possível redução da cobertura dos serviços.
Eletrobras (ELET3; ELET6): Angra 1
No dia 2, a usina nuclear Angra 1 foi forçada a reduzir a sua geração de energia devido a um problema em linhas de transmissão de 500 kV, pertencentes à Eletrobras. Segundo a Eletronuclear, a abertura dos disjuntores de saída para essas linhas impediu o escoamento total da energia produzida, resultando na redução da carga de 642 megawatts (MW) para 22 MW. Essa energia foi direcionada para alimentar os sistemas auxiliares de operação e segurança da usina.
A empresa informou que o evento não gerou consequências para a segurança da usina, do meio ambiente, dos trabalhadores ou da população. Às 11h09, com a normalização das linhas, a Eletronuclear iniciou o processo de retomada da potência da usina, que deve levar cerca de 24 horas para atingir 100% de carga.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp