Mundo
Delegado da PF vai comandar a Interpol
Trata-se de Valdecy Urquiza.
O Brasil assumirá a liderança da secretaria-geral da Interpol, a maior organização policial internacional, com a eleição de Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal (PF). Ele foi escolhido pela maioria dos 196 países membros durante a Assembleia-Geral da Interpol, realizada em Glasgow, Escócia, tornando-se o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar este cargo nos 100 anos de história da Interpol.
A eleição, inicialmente conduzida pelo Comitê Executivo da Interpol em Lyon, em junho de 2024, foi oficialmente ratificada nesta terça-feira (5), conforme informado pela PF. Urquiza, que atualmente é diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e ex-vice-presidente da Interpol para as Américas (2021-2024), começará seu mandato de cinco anos em 7 de novembro, sucedendo o alemão Jürgen Stock.
Como secretário-geral, Urquiza terá a responsabilidade de liderar a Interpol na luta contra o crime transnacional e no fortalecimento da cooperação policial internacional.
Delegado da PF
A Polícia Federal, em comunicado, destacou que “a escolha do delegado Urquiza reflete a alta prioridade do governo brasileiro no combate ao crime organizado transnacional, que exige uma cooperação internacional sólida. É também um reconhecimento do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira, bem como de sua importante contribuição ao trabalho da Interpol”.
Com 43 anos, Valdecy Urquiza nasceu em São Luís (MA), é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza e possui pós-graduações em Administração Pública pelo Ibmec e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele é ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.
Na PF, Urquiza exerceu funções estratégicas, incluindo a chefia da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional e a posição de Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da Interpol em Lyon, França. No Brasil, também liderou o Escritório Central Nacional da Interpol, além da Divisão de Cooperação Policial Internacional, Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.
(Com Agência Brasil).

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos21 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças10 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples