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Automobilística

Motorista deve ter ficha limpa? Saiba o que é mito ou verdade sobre regras da Uber

Motoristas precisam de CNH com EAR? Cancelar corridas traz punições? Confira os mitos e verdades que cercam o uso da Uber.

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Desde sua chegada ao Brasil, a Uber mudou o transporte urbano, mas também trouxe dúvidas e até mitos sobre como funciona. Algumas dessas crenças confundem tanto passageiros quanto motoristas e, muitas vezes, espalham informações incorretas sobre a plataforma.

Esses equívocos acabam gerando incertezas sobre regras, exigências e práticas, o que pode afetar tanto a experiência dos usuários quanto a dos motoristas. Nesse sentido, entender o que é mito e o que é verdade ajuda a esclarecer essas questões e pode facilitar a vida de quem utiliza o serviço no dia a dia.

Principais mitos envolvendo o serviço da Uber

A Uber é a maior empresa de compartilhamento de viagens do mundo. (Foto: Reprodução)

1. Motoristas com antecedentes criminais podem dirigir pela Uber – Mito

A segurança é uma prioridade para a Uber, e por isso todos os motoristas passam por uma análise de antecedentes criminais antes de serem aprovados.

Caso sejam identificados registros de crimes graves ou recorrentes, o cadastro é automaticamente rejeitado. A verificação é feita periodicamente para manter o compromisso com a segurança dos usuários.

2. Qualquer CNH serve para ser motorista da Uber – Mito

Embora a CNH de categoria B seja o ponto de partida, é obrigatório que o documento tenha a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada). Isso significa que o motorista está autorizado a exercer funções profissionais com o veículo.

A ausência desse requisito pode gerar multas graves, remoção do veículo e até a suspensão da carteira.

3. Não existem exigências para os veículos cadastrados – Mito

A Uber define critérios rigorosos para os veículos usados no aplicativo. A idade máxima, por exemplo, varia de cidade para cidade, mas os carros precisam estar em boas condições, com ar-condicionado e documentação regularizada. A ideia é garantir conforto e segurança para todos.

4. Motoristas não podem recusar corridas – Mito

Motoristas têm a liberdade de aceitar ou recusar corridas. No entanto, quem recusa frequentemente pode ser impactado em métricas internas, como a taxa de aceitação, que pode influenciar na quantidade de solicitações recebidas.

5. Cancelar corridas não gera nenhum impacto – Mito

Cancelamentos em excesso, tanto por motoristas quanto por passageiros, podem levar ao bloqueio da conta. A Uber monitora esse comportamento para evitar fraudes e manter o equilíbrio no uso do serviço. A prática pode atrapalhar o funcionamento da plataforma e a experiência de outros usuários, por isso é tratada com seriedade.

6. A Uber é apenas para corridas individuais – Mito

Além do serviço tradicional, a Uber oferece opções como o UberX Share (corridas compartilhadas), Uber Comfort (mais comodidade) e Uber Black (veículos premium). Essas alternativas atendem diferentes necessidades, sejam individuais ou em grupo.

Ao esclarecer esses mitos, a Uber reafirma sua importância como ferramenta de mobilidade. Entender as regras e os serviços disponíveis beneficia tanto motoristas quanto passageiros, tornando o uso da plataforma ainda mais seguro.

Estudante de jornalismo, no segundo semestre. Trabalhei como redator na Velvet durante três anos.

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