Conecte-se conosco

Mundo

Trump sugere que Elon Musk compre o TikTok

Plataforma é uma empresa chinesa.

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ontem estar aberto à ideia de Elon Musk, CEO da Tesla, adquirir o TikTok, caso o bilionário tenha interesse na plataforma. A afirmação surge após a implementação de uma lei que exige a venda do aplicativo de vídeos curtos, atualmente controlado pela empresa chinesa ByteDance, ou sua proibição no país, em razão de preocupações com segurança nacional.

O TikTok, que possui 170 milhões de usuários nos EUA, ficou temporariamente fora do ar após a entrada em vigor da legislação no último domingo. A nova lei obriga a venda do aplicativo ou sua remoção, com base em alegações de que os dados dos usuários norte-americanos poderiam ser mal utilizados, caso o controle da ByteDance fosse mantido. Em resposta, Trump assinou um decreto buscando adiar por 75 dias a aplicação da lei, oferecendo mais tempo para a negociação.

Ontem à tarde o app ainda permanecia indisponível para download nos dispositivos Apple e Android nos Estados Unidos.

TikTok

Em conversa com repórteres, Trump comentou sobre a possível venda do TikTok: “Eu estaria, se ele quisesse comprá-lo”, disse o presidente, referindo-se a Elon Musk. “Eu me encontrei com os donos do TikTok, os grandes donos”, acrescentou. “Então, o que estou pensando é em dizer para alguém ‘compre e dê metade para os Estados Unidos da América.'”

A medida gerou controvérsias, com defensores da liberdade de expressão se opondo à proibição do TikTok, que foi sancionada pelo Congresso dos EUA e pelo ex-presidente Joe Biden. A empresa, por sua vez, refutou as alegações de vínculos indevidos com o governo chinês. O TikTok explicou que seus dados de usuários são armazenados nos Estados Unidos em servidores operados pela Oracle e que as decisões de moderação de conteúdo para os usuários norte-americanos também são feitas em solo americano.

(Com Agências Internacionais).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS