Empresas
RaiaDrogasil é notificada pela ANPD por uso de dados sensíveis de consumidores
Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) notificou a rede de farmácias RaiaDrogasil (RADL3), o programa de fidelidade Stix e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) sobre o processo de fiscalização do uso de dados pessoais sensíveis dos consumidores. As investigações, iniciadas em maio de 2023, buscam apurar possíveis infrações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A ANPD instaurou um Processo Administrativo Sancionador contra a RaiaDrogasil sob a suspeita de formação de perfis comportamentais a partir de dados sensíveis dos clientes para publicidade direcionada e obtenção de vantagem econômica. Como medida preventiva, a empresa foi obrigada a oferecer uma alternativa à biometria para verificação de identidade no Programa Univers e a facilitar o acesso dos consumidores às informações sobre o tempo de armazenamento de seus dados. Além disso, precisará fornecer detalhes sobre a criação de perfis e o compartilhamento de informações com a empresa Rd Ads, integrante do Grupo RaiaDrogasil.
No caso da Febrafar, a ANPD determinou a reavaliação da base legal para o tratamento de dados, a adequação das políticas de privacidade e a garantia de acesso facilitado aos canais de exercício dos direitos dos titulares de dados. A federação também deverá assegurar que suas associadas adotem as mesmas diretrizes de proteção de informações.
RaiaDrogasil (RADL3): ANPD
Já em relação à Stix, a ANPD decidiu arquivar o processo sem aplicação de penalidades, mas deixou aberta a possibilidade de retomada da investigação caso surjam novos elementos.
O coordenador-geral de Fiscalização da ANPD, Fabrício Lopes, esclareceu que as medidas preventivas não configuram sanções, mas são determinações para corrigir falhas identificadas. O descumprimento dessas exigências pode resultar na abertura de um processo sancionador e na aplicação de penalidades mais severas.
Em nota, a RaiaDrogasil afirmou que suas práticas estão em conformidade com a LGPD, garantindo a proteção dos dados por um sistema seguro e ressaltando que a identificação pessoal é uma opção do cliente. A empresa declarou ainda que permanece à disposição da ANPD para esclarecimentos. A Febrafar não se manifestou até o momento.
(Com Agência Brasil).

-
Finanças2 dias atrás
Isenção de IPVA para Idosos: como fazer valer esse direito?
-
Saúde1 dia atrás
Ameaça invisível: perigo crescente no jardim precisa ser eliminado com rapidez
-
Agronegócio1 dia atrás
Maior fazenda do Brasil supera a cidade de São Paulo em tamanho
-
Agronegócio8 horas atrás
Não entre em pânico se encontrar uma cobra no seu jardim; saiba como agir
-
Mundo20 horas atrás
Top 10 países mais caros para se viver no mundo: Brasil está na lista?
-
Cotidiano2 dias atrás
Atenção! É isto o que acontece quando você informa seu CPF na farmácia
-
Saúde2 dias atrás
Quanto custa um transplante capilar? Veja valores e como procedimento é feito
-
Mundo1 dia atrás
Brasil é a 17ª maior força aérea do mundo, aponta relatório global