Curiosidades
Ranking revela as principais queixas dos consumidores brasileiros
Clientes brasileiros enfrentam dificuldades com entregas atrasadas.
Os consumidores brasileiros têm enfrentado diversas dificuldades em suas experiências de compra.
Segundo o recente estudo CX Trends 2025, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, questões como entregas atrasadas e atendimento insatisfatório lideram as queixas dos clientes.
O levantamento aponta uma crescente exigência dos consumidores por qualidade, o que destaca a importância de as empresas atenderem às expectativas.
Além disso, revela uma tendência significativa de compras online, ao reforçar o comportamento híbrido do consumidor brasileiro.
E-commerce de diferentes tipos cresceu muito no Brasil recentemente – Imagem: reprodução/AS Photography/Pexels
Principais motivos de insatisfação
Os consumidores relataram, em maior número, problemas com a qualidade de produtos ou serviços.
As entregas atrasadas aparecem logo em seguida, juntamente com a propaganda enganosa, ambas com altas taxas de insatisfação. Veja a seguir as queixas mais frequentes dos consumidores:
-
Qualidade abaixo do esperado: 26%;
-
Entregas atrasadas: 24%;
-
Propaganda enganosa: 24%;
-
Atendimento insatisfatório: 20%;
-
Falta de retorno: 18%.
Expectativas dos consumidores
O estudo destaca a necessidade de resolução ágil de problemas, além de melhorias no atendimento e logística.
Os clientes esperam ações rápidas e claras, como a ampliação das opções de frete e redução do tempo de entrega, além de cupons de desconto.
Confira outros dados em relação às expectativas dos consumidores:
-
Resolução rápida de problemas: 37%;
-
Opções de frete ampliadas: 37%;
-
Cupons de descontos: 33%;
-
Redução do tempo de entrega: 32%.
Crescimento do comércio eletrônico
O comércio eletrônico se consolidou como uma escolha frequente das pessoas, que combinam compras online e em lojas físicas. A pesquisa mostra que frete grátis, qualidade e preço competitivo são os principais fatores que influenciam as decisões de compra.
Os canais de aquisição mais utilizados incluem lojas online e marketplaces, com destaque também para as redes sociais. Plataformas como WhatsApp e Instagram têm se tornado cada vez mais relevantes, especialmente para os pequenos empreendedores.
Em um cenário em que os consumidores buscam experiências melhores e mais rápidas, as empresas precisam se adaptar para atender a essas demandas. O comportamento híbrido e a influência crescente das redes sociais exigem estratégias eficazes para fidelizar clientes e fortalecer o relacionamento com eles.

-
Política6 horas atrás
3ª guerra mundial está prestes a acontecer? Europa já se prepara para o pior
-
Tecnologia22 horas atrás
Se você tiver um DESTES celulares da Nokia, tem uma relíquia em mãos
-
Mundo20 horas atrás
Governo da China está PAGANDO para as pessoas se casarem; entenda
-
Economia1 dia atrás
Novas tarifas de Trump podem ser uma grande oportunidade para o Brasil
-
Automobilística2 dias atrás
O terror dos imprudentes: novo tipo de radar está tomando as estradas brasileiras
-
Automobilística2 dias atrás
Poucos motoristas conhecem esta função muito útil nos carros
-
Empresas2 dias atrás
Uber sob investigação: Cade exige explicações sobre motoristas banidos
-
Curiosidades2 dias atrás
E o tijolo? Entenda por que a madeira domina em construções nos EUA