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Descubra qual é a principal causa de tristeza no trabalho, segundo Harvard

Pesquisa da universidade de Harvard revela que a solidão no trabalho impacta até a saúde.

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A renomada Universidade de Harvard conduziu um estudo abrangente ao longo de 85 anos para identificar os fatores que mais geram infelicidade no ambiente de trabalho. A pesquisa, que analisou dados de mais de 700 participantes globais desde 1938, destacou a solidão como o principal fator de tristeza profissional.

O estudo investigou como a falta de interação social no trabalho consegue influenciar o bem-estar emocional e a saúde dos indivíduos. Em profissões como caminhoneiros e trabalhadores de turnos noturnos, em que as oportunidades de convivência são limitadas, a solidão se mostrou mais prevalente.

Além disso, as indústrias tecnológicas emergentes, como serviços de entrega e varejo online, também demonstraram altos níveis de desconexão social devido ao pouco contato humano.

A pesquisa sugere que a ausência de interações significativas no trabalho pode interferir de modo negativo na satisfação profissional.

Caminhoneiros são alguns dos profissionais mais prejudicados pela solidão no trabalho, de acordo com Harvard – Imagem: Hani Ryad/Unsplash

Efeitos na saúde e propostas de melhoria

Os pesquisadores de Harvard também analisaram o impacto da solidão no trabalho na saúde dos indivíduos. Assim, descobriram que o isolamento pode aumentar o risco de mortalidade de modo comparável ao tabagismo e à obesidade.

Tal achado ressalta a importância de medidas para promover as interações sociais no ambiente laboral e até fora dele.

Para mitigar os efeitos negativos da solidão, os cientistas sugerem a implementação de iniciativas que incentivem as conexões sociais nas empresas, como conversas informais entre colegas.

Atividades como clubes de leitura e ligas esportivas também podem oferecer momentos de interação que combatem a tristeza e melhoram a satisfação geral dos empregados.

Portanto, o estudo de Harvard sublinha a necessidade de criar ambientes de trabalho mais conectados socialmente. Incentivar interações entre funcionários pode ser uma estratégia eficaz para reduzir a infelicidade e melhorar a saúde geral dos trabalhadores.

Assim, as empresas, ao promoverem tais iniciativas, conseguem não apenas aumentar a satisfação profissional, mas também contribuir para o bem-estar geral de seus colaboradores.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

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